Série: Awkward

27 de março de 2012

Essa série é do canal MTV e teve sua estreia no ano de 2011, a 1ª temporada tem apenas 12 episódios e a 2ª temporada está prevista para maio de 2012.

Logo no 1º episódio Jenna recebe uma carta anônima com dicas para que ela tente mudar um pouco sua vida sem graça.
Ela é a típica excluída do colégio, com poucos amigos, mas tudo muda quando ela vai para um acampamento e lá mesmo perde a virgindade com Matt, o garoto pelo qual ela é apaixonada.
Porém para Matt foi apenas uma noite e Jenna ficou chateada. Ela tem um blog onde faz desabafos e enquanto escrevia nele, foi ao banheiro e sofreu um acidente e como se não bastasse quebrar o braço e ficar com ele engessado numa posição estranha, todos pensam que ela tentou se suicidar. E então tudo começa a mudar na vida de Jenna.

Num geral, a grande maioria dos personagens da série são engraçados. Tanto os pais de Jenna e sua orientadora da escola, Valerie, quanto seus amigos e inimigos.
Adorei a amiga dela, Samantha, ela é super sem noção e eu adoro personagens assim! Já Matt tem uma mania muito estranha, cheirar as axilas o tempo todo. Outro personagem que eu gostei muito foi o Jake, que é um fofo com a Jenna, mesmo sendo namorado de Lissa.

Outra coisa interessante da série é o fato da líder de torcida fugir aos esteriótipos dos muitos filmes e séries americanas que vemos por aí, pois Sadie é gorda. Já a sua melhor amiga, Lissa, não foge desses padrões e é a típica loira, magra e burra que fala coisas absurdas, me fazendo rir muito.

Super recomendo a série, ela é super divertida e os episódios tem menos de 30 minutos de duração cada um. Só não sei quando/se ela estreará no Brasil, mas recomendo fazer download enquanto isso!

A Lista Vip, Zoey Dean

22 de março de 2012

Título: A Lista Vip
Autor: Zoey Dean
Número de páginas: 254
Editora: Nova Fronteira


Depois de 12 anos de notas excelentes, jantares chiques e atitudes certinhas, Anna Percy está cansada de seu desempenho escolar perfeito e de sua rotina absolutamente maçante. Decidida a mudar seu estilo de vida, Anna vai para Los Angeles, onde no curto período de 24 horas é convidada para um casamento digno da noite de Oscar, dá uma passada numa festa alternativa no estúdio da Warner Brothers e ainda encontra um rapaz que ela seria capaz de amar para sempre. A vida não poderia estar melhor para Anna. Isto é, até Cammie, Dee e Sam entrarem em cena. Elas são da Lista VIP, e ninguém pode tirá-las do centro das antenções.







Demorei anos para ler esse livro, desde que ele foi lançado, em 2005, que eu enrolo e enfim o li. Só tem um grande problema: ele tem uma continuação que se chama "Garotas em Ação" e que eu pretendo ler também, mas até ai tudo bem... acontece que só após a leitura de A Lista Vip que eu soube que ele é uma série de nove livros! Nove livros, vocês tem ideia do que é isso? Só foram lançados apenas dois! Enfim, foi apenas um momento de indignação, dos muitos momentos que eu tenho.

Esse é um tipo de livro que muitos odeiam, mas que eu adoro. Pura futilidade, admito. Se você não gosta de livros com esse estilo, duvido muito que você venha a gostar de A Lista Vip.

Anna Percy é uma bem nascida de Manhattan de 17 anos cansada da vida perfeitinha que leva desde sempre. Ao se comparar com sua amiga  Cynthia Baltres, Anna se dá conta que precisa viver um pouco, sem tantas regras e a preocupação em ser perfeita. E não é só esse o motivo para desejar tanta mudança, ela precisa ficar longe de Scott Rowley, o garoto pelo qual ela está apaixonada e não é correspondida. Então ela decide ir para Los Angeles morar com seu pai, Jonathan, e fazer estágio numa revista literária e por conta disso não precisará terminar o último semestre do colégio.

Às vésperas de ano novo Anna pega um avião rumo a Los Angeles e conhece Ben Birnbaum e é convidada para ir ao casamento de um famoso ator de cinema, Jackson Sharpe. Tentando começar a agir como a nova Anna, ela aceita o convite e conhece muitos dos que fazem parte da lista VIP. Dentre eles, conhecemos Samantha Sharpe, Cammie Sheppard e Delia Young, todas amigas de infância do Ben.

Toda a história do livro decorre em um final de semana, narrado em 3ª pessoa e assim é possível conhecermos um pouco de cada personagem, com exceção de Ben. Aconteceu uma coisa no livro e acredito que vá demorar um pouco para ser revelado o que realmente aconteceu (afinal de contas são 9 livros) mas muito provavelmente por esse motivo não sabemos quase nada do personagem Ben, só temos as impressões e opiniões dos outros personagens em relação a ele. Sinceramente eu não gostei dele, dificilmente eu gosto de personagens que aparentam ser perfeitos demais.

Apesar de eu gostar desse tipo de livro, não foi um livro que eu adorei ter lido. Acho até que fiquei um pouco decepcionada com a história. A única coisa que vai me fazer ler a continuação é a curiosidade para saber o que Ben realmente fez. Mas para passar o tempo é uma boa pedida, a leitura é bem rápida.

Do papiro ao e-book [parte 1]

17 de março de 2012

Continuando o assunto da "evolução" do livro que eu comecei nesse post, hoje vou falar que materiais foram utilizados depois do uso da pedra, argila e madeira para se escrever na Antiguidade.


Papiro

O papiro foi o primeiro material produzido pelo homem a partir de fibras vegetais. Foi o papiro que forneceu à humanidade um dos principais instrumentos do progresso: o papel.

Foi por volta de 2500 a.C. que os egípcios desenvolveram a técnica de fabricar folhas de papiro, considerado o precursor do papel. O papiro era encontrado nas margens do rio Nilo.
Para confeccionar o papiro, corta-se o miolo esbranquiçado e poroso do talo em finas lâminas. Depois de secas, estas lâminas são mergulhadas em água com vinagre para ali permanecerem por seis dias, com propósito de eliminar o açúcar. Outra vez secas, as lâminas são ajeitadas em fileiras horizontais e verticais, sobrepostas umas às outras. A seqüência do processo exige que as lâminas sejam colocadas entre dois pedaços de tecido de algodão, sendo então mantidas e prensadas por seis dias. E é com o peso da prensa que as finas lâminas se misturam homogeneamente para formar o papel amarelado, pronto para ser usado. O papiro pronto era, então, enrolado a uma vareta de madeira ou marfim para criar o rolo que seria usado na escrita.

Este papel (papiro) era utilizado pelos escribas egípcios para escreverem textos e registrarem as contas do império. Vários rolos de papiro, contando a vida dos faraós, foram encontrados pelos arqueólogos nas pirâmides egípcias.

O papiro tinha outras funções no Egito Antigo. Os artesãos utilizavam a planta para a fabricação de cestos, redes e era também utilizado como alimento pelas pessoas mais pobres e também para alimentar o gado.

Como papel ele foi adotado pelos gregos, romanos, coptas, bizantinos e árabes. Grande parte da literatura grega e latina chegou até nós em papiros. Ele continuou a ser utilizado até a Idade Média.

Muitos papiros ainda existem em museus. Uma parte do papiro Rhind foi depositado no Museu Britânico, em Londres. Ele fala sobre matemática (informações sobre aritmética, frações, cálculo de áreas, volumes, progressões, repartições proporcionais, regra de três simples, equações lineares e trigonometria básica).










Pergaminho

É o nome dado a uma pele de animal, geralmente de cabra, carneiro, cordeiro ou ovelha, preparada para nela se escrever. Designa ainda o documento escrito nesse meio. O seu nome lembra o da cidade grega de Pérgamo, na Ásia Menor, onde se acredita que possa ter se originado ou distribuído.

Quando feitos de peles delicadas de bezerros ou cordeiros, eram chamados de velino. Estas peles davam um material de escrita fino, macio e claro, usado para documentos e obras importantes.

Nos mosteiros cristãos eram mantidas bibliotecas de pergaminhos, onde monges letrados no período se dedicavam à cópia de manuscritos antigos, devendo-se a essa atividade monástica a sobrevivência e divulgação dos textos clássicos da cultura grega e latina no Ocidente, principalmente à época do Império Bizantino.


Códice (ou Codex)


O códice (ou codex, da palavra em latim que significa "livro", "bloco de madeira") é um livro manuscrito, em geral do período da Antiguidade tardia até a Idade Média.

É um avanço do rolo de pergaminho e gradativamente o substituiu como suporte da escrita.

O códice foi o modelo preliminar do livro moderno. Era composto de folhas que eram dobradas, agrupadas e amarradas ao longo da dobra. As páginas eram escritas em ambos os lados e protegidas por uma capa. Os primeiros códices não se pareciam muito com os livros de hoje, mas assim como acontece com a maioria das invenções, o códice foi modificado e adaptado de acordo com as necessidades e preferências daqueles que o usavam.

Pelas vantagens oferecidas pelo códice, tais como a praticidade para manusear, mais fácil de carregar, cabia mais informações, era mais econômico pois podia-se escrever nos dois lados da folha e juntar vários livros no mesmo volume e segundo algumas pessoas, a facilidade com que trechos específicos podiam ser localizados no códice foi fundamental para sua aceitação entre cristãos e certos profissionais, como advogados. Além disso, o códice tinha uma capa, geralmente de madeira, o que o tornava mais durável que o rolo.

- O códice contribuiu muito para a distribuição da Bíblia.


[Indicação] A Irmandade das Calças Viajantes, Ann Brashares

10 de março de 2012

Decidi fazer posts com indicações de livros que eu já li, mas por já fazer algum tempo eu preferi não fazer resenha deles. Não por não lembrar o que li, mas sim porque eu tenho algum problema e não lembro o que aconteceu exatamente em cada livro quando eles fazem parte de uma série ou trilogia. Então para evitar spoilers o ideal mesmo é fazer comentários sobre os livros que eu já li, gostei e super recomendo!

A primeira indicação vai ser de uma série que eu adoro: A Irmandade das Calças Viajantes. Esses livros me marcaram muito, de diversas formas e os li em épocas diferentes. O primeiro eu li quando tinha 15 anos e apesar de não ser parecida com nenhuma das quatro amigas, me identifiquei muito com elas. Sonhava e acreditava que um dia teria amigas como Tibby, Lena, Bridget e Carmen e depois quando li os três últimos já com 18/19 anos, pensava em como eu gostaria de ter tido amigas iguais a elas na minha vida.
Os livros abordam a amizade das quatro garotas que se conhecem desde sempre, elas nasceram com apenas alguns dias de diferença e tudo muda quando vão ter que se separar pela primeira vez nas férias e encontram um jeans mágico. A calça é o que as manterá unidas durante o verão, ou pelo menos é isso que elas pensam.

Não entendo porque uma série tão boa quanto essa não faz sucesso e é pouco conhecida. Tenho duas hipóteses, e nenhuma exclui a outra: os livros por serem mais velhos não pegaram essa fase de blogs literários e hoje não são "interessantes" para as editoras, que parecem só divulgar o que é novo e não também o que é bom, e segundo o preço dos livros, são caros e eu nunca vi uma promoção sequer deles.

Claro que gosto dos lançamentos, mas tem muito livro "velho" bom também e parece que as pessoas só leem aquilo que acabou de ser lançado, o que é uma pena. A idéia do post é justamente essa, falar sobre livros que talvez muita gente ainda não tenha lido, mas que talvez já tenha ouvido falar ou não sobre eles.




Livro 1: A Irmandade das Calças Viajantes
Autor: Ann Brashares
Número de páginas: 312
Editora: Rocco


Nada no mundo pode separá-las.

Tibby, Carmen, Bridget e Lena são amigas de verdade. Companheiras, cúmplices, confidentes. E a amizade delas, ao que tudo indica, não é pura coincidência. Pode ter acontecido antes mesmo de nascerem, afinal vieram ao mundo em um intervalo de dezessete dias de diferença entre uma e outra. Não é mesmo muita coincidência?

Pela primeira vez, porém, as quatro adolescentes iriam passar o verão separadas. Carmen visitaria o pai na Carolina do Norte. Lena e a irmã ficariam duas semanas na Grécia com os avós. Bridget iria para uma colônia de férias. Tibby tinha escolhido ficar em casa mesmo e começar a trabalhar em uma farmácia. Definitivamente, este seria o verão mais longo de suas vidas.

As quatro decidiram, então, fazer um pacto, ou inventar um código, um elo que as unisse enquanto estivessem viajando. E encontraram a solução num velho jeans comprado no brechó, surrado e desbotado. Aquelas calças que eram tudibom, transformaram-se num símbolo de amizade e passaram a pertencer às amigas igualmente. Surgia, assim, a Irmandade das Calças Viajantes, com direito a cerimônia secreta, juramento e dez mandamentos básicos para o uso do jeans.

Como as Calças, cada leitor será convidado a viver etapas determinantes, momentos intensos, grandes provas, problemas, decepções, emoções, sofrimentos, descobertas, revelações, lado a lado com Tibby, Carmem, Bridget e Lena. As narrativas das quatro protagonistas se entrelaçam para descrever um verão depois do qual tudo será diferente.




Livro 02: O segundo verão da irmandade
Autor: Ann Brashares
Número de páginas: 405
Editora: Rocco


O Segundo Verão da Irmandade é a continuação do best-seller que alcançou o topo da lista dos mais vendidos do New York Times, A Irmandade das Calças Viajantes.

Escrito por Ann Brashares, o livro conta as novas aventuras das inseparáveis amigas Bridget, Carmen, Tibby e Lena a bordo de suas calças maravilhosas. Em O Segundo Verão da Irmandade, a autora destaca a cumplicidade quase silenciosa que existe entre as quatro amigas e a relação que elas estabelecem com o mágico par de calças. As jovens amadurecem e encaram novos desafios, mas continuam a compartilhar o jeans e a lealdade.




Livro 03: Meninas de calças
Autor: Ann Brashares
Número de páginas: 375
Editora: Rocco


Meninas de Calças é um romance envolvente sobre o último verão em que Lena, Carmen, Tibby e Bridget passaram antes de ir para a faculdade.

Tibby fica sabendo que as Calças sempre souberam do que ela não sabia sobre Brian.

Carmen aceita tomar conta da avó de Lena por todo o verão.

Lena fica em dúvida se deve mesmo ir para a Escola de Arte.

E Bridget volta ao acampamento em que estivera dois verões antes. E fica feliz ao saber quem é o seu colega treinador.




Livro 04: Para sempre de azul
Autor: Ann Brashares
Número de páginas: 383
Editora: Rocco


Enfim o último verão das Calças Viajantes.

Lena mergulha na pintura, com medo que só venha a esquecer Kostos na hora em que voltar a vê-lo.

Carmen tem uma amiga da faculdade que realmente quer um papel no teatro. Mas o que carmen significa para ela?

Bridget participa de escavações na Turquia e conhece um interessante professor de arqueologia .

Tibby deixa uma pessoa que ama para trás. Será que essa pessoa vai ficar onde ela deixou?




Livro 5: Sisterhood Everlasting 
Autor: Ann Brashares
Número de páginas:
Editora:
Livro ainda não lançado no Brasil


Agora Tibby, Lena, Carmen e Bridget cresceram, iniciando suas vidas por conta própria. E embora a calça jeans que elas compartilharam esteja muito longe, a irmandade é eterna.

Foi lançado em 2011 o último livro da série e a história se passa 10 anos após o que aconteceu no último livro, Para sempre de azul. Ainda não li e mesmo com algumas resenhas negativas que li, estou curiosa e ansiosa para lê-lo.





Os livros viraram filme, porém como quase sempre acontece com adaptações, eles não são muito fiéis aos livros. O 1º filme é o mais fiel ao 1º livro, mas o 2º filme nem tanto e ele juntou os três últimos livros e ficou uma história corrida e um tanto confusa. De qualquer forma eu indico os filmes também porque apesar de serem diferentes dos livros, eles são fofos.

Quatro amigas e um jeans viajante 1



Quatro amigas e um jeans viajante 2