Retrospectiva Literária 2012

31 de dezembro de 2012



Vi em outros blogs vários tipos de retrospectivas e fiquei com vontade de fazer também, até que li no blog Pensamento Tangencial um tipo de retrospectiva coletiva, onde todo mundo responde no dia 31 de dezembro e achei legal.
Sou péssima para escolher um ou outro ou lembrar de frases então deixei muitas coisas "em branco", mas o bom foi perceber que preciso diversificar um pouco mais minhas leituras.



A aventura que me tirou o fôlego:
-
O terror que me deixou sem dormir:
Evito esse tipo de livro, tenho medo

O suspense mais eletrizante:


O romance que me fez suspirar:

A saga que me conquistou:


O clássico que me marcou:
Não li clássicos

O livro que me fez refletir:

O livro que me fez rir:


O livro que me fez chorar:

O livro de fantasia que me encantou:
-

O livro que me decepcionou:

O livro que me surpreendeu:

A frase que não saiu da minha cabeça:
 -

O(a) personagem do ano:
-

O casal perfeito:
 -

O(a) autor(a) revelação:
?

O melhor livro nacional:
 Não li nacionais

O melhor livro que li em 2012:

Li em 2012 34 livros.

A minha meta literária para 2013 é: ler ao menos 4 livros por mês e participar do Desafio Literário.



Essas perguntas eu peguei da página do skoob no facebook:

1-Quantos livros você leu? 34  
2-Quantos livros você comprou? 47  
3-Quantos livros você marcou como desejado? 74  
4-Quantos livros você trocou? Nenhum  
5-Quantos livros você deu de presente em 2012? 2  
6-Qual o número do seu paginômetro? 36.718  
7-Quantas resenhas você escreveu? 12  
8-Quantos históricos de leitura você escreveu? Nenhum  
9-Qual a sua meta de leitura para 2013? Ler ao menos 4 livros por mês e participar do Desafio Literário


Ah, o verão!

30 de dezembro de 2012

Já tinha pensado em fazer esse post faz tempo, mas infelizmente não consegui postar no primeiro dia de verão. Também não consegui escrever nada o mês todo e eu achei que seria o mês que mais escreveria no blog. Enfim, agora tenho tempo e pretendo colocar em dia as coisas por aqui.
Adoro livros e filmes em que a história acontece durante o verão, sempre o achei "mágico", apesar de não gostar de passar calor e ficar horas torrando no sol. Heh.
Antes de ir para Ouro Preto arranjei vários filmes e muitos deles com a temática verão, mas ainda não assisti a maioria e há muito tempo quero ler alguns livros e desse verão não passa.
Resolvi fazer uma lista com alguns livros que já li e outros que quero ler e de alguns dos vários filmes que já assisti, inclusive de alguns bem velhos que todo mundo conhece, é que não resisti.


Livros


Título: Nosso último verão
Título original: The last summer (of you and me)
Autora: Ann Brashares
Editora: Suma de letras
Número de páginas: 264


Na vila de Waterby em Fire Island, os ritmos e rituais são sacrossantos: as cerimoniosas chegadas e partidas de barca, os jantares no iate clube com sua comida terrível, e as vistas de tirar o fôlego; o decreto tácito contra sapatos; e o desfile de gerações de crianças bronzeadas e cheias de areia, correndo, nadando, gritando e crescendo na praia.
Nosso Último Verão é a encantadora e emocionante história do triângulo de amizade praiana entre jovens adultos para quem o verão na vila de Waterby significavam tudo. Ao longo de toda sua vida, as irmãs Riley e Alice, agora em seus vinte anos, retornavam à modesta casa de praia de seus pais a cada verão.
A pequena e tenaz Riley é uma moleca e uma salva-vidas, sempre pronta para um mergulho à meia-noite, um velejo tempestuoso ou uma disparada de pés descalços ao longo da praia. A bela Alice é doce, maleável, uma leitora e pensadora, e admiradora de sua irmã mais velha. E, crescendo na grande mansão que eclipsa a humilde casa das irmãs, vivia Paul, um amigo tão importante para as duas meninas quanto o próprio lugar e que agora finalmente volta à ilha após três anos de ausência. Mas seu retorno marca uma estação de tremendas mudanças, e quando uma atração fervilhando em silêncio, uma séria doença e um grande segredo colidem, os três amigos são lançados num mundo adulto desconhecido, um mundo contra o qual seu refúgio de verão já não pode protegê-los.

Já falei sobre o livro aqui.


Título: His Eyes
Autor: Renee Carter
Número de páginas: 196
Editora: Outskirts Press
Livro ainda não lançado no Brasil


Qual a maneira mais provável de encontrar o amor? De babá. Ou, ao menos que seja Amy Turner. Amy está a ponto de se formar no colégio quando encontra um anúncio para cuidar de crianças durante o verão. Não tinha ideia de onde estava metendo-se. Seu novo trabalho era cuidar de Tristan Edmund, um garoto sexy e rico de sua idade... e que recentemente ficou cego. Tristan não está interessado em aceitar sua ajuda. Isso é o que ele pensa.
Desde que perdeu seu pai e ficou cego em um concurso de salto a cavalos, Tristan passa os dias na escuridão, negando-se a aceitar sua deficiência. Para seu desgosto, Amy entra em sua vida e o arrasta para a luz. Mas quando os dois começam a sentir algo um pelo outro, a linda ex-namorada de Tristan aparece. Será muita tentação, ou Tristan será capaz de escolher a única garota que realmente o vê?



Já falei sobre o livro aqui.


Livro 1: A Irmandade das Calças Viajantes
Autor: Ann Brashares
Número de páginas: 312
Editora: Rocco


Nada no mundo pode separá-las.
Tibby, Carmen, Bridget e Lena são amigas de verdade. Companheiras, cúmplices, confidentes. E a amizade delas, ao que tudo indica, não é pura coincidência. Pode ter acontecido antes mesmo de nascerem, afinal vieram ao mundo em um intervalo de dezessete dias de diferença entre uma e outra. Não é mesmo muita coincidência?
Pela primeira vez, porém, as quatro adolescentes iriam passar o verão separadas. Carmen visitaria o pai na Carolina do Norte. Lena e a irmã ficariam duas semanas na Grécia com os avós. Bridget iria para uma colônia de férias. Tibby tinha escolhido ficar em casa mesmo e começar a trabalhar em uma farmácia. Definitivamente, este seria o verão mais longo de suas vidas.
As quatro decidiram, então, fazer um pacto, ou inventar um código, um elo que as unisse enquanto estivessem viajando. E encontraram a solução num velho jeans comprado no brechó, surrado e desbotado. Aquelas calças que eram tudibom, transformaram-se num símbolo de amizade e passaram a pertencer às amigas igualmente. Surgia, assim, a Irmandade das Calças Viajantes, com direito a cerimônia secreta, juramento e dez mandamentos básicos para o uso do jeans.
Como as Calças, cada leitor será convidado a viver etapas determinantes, momentos intensos, grandes provas, problemas, decepções, emoções, sofrimentos, descobertas, revelações, lado a lado com Tibby, Carmem, Bridget e Lena. As narrativas das quatro protagonistas se entrelaçam para descrever um verão depois do qual tudo será diferente.

Já falei sobre os livros aqui.


Livro 1: Sereia
Autora: Tricia Rayburn
Número de páginas: 306
Editora: Verus


Vanessa Sands, de 17 anos, tem medo de tudo – do escuro, de altura, do mar –, mas sua destemida irmã mais velha, Justine, está sempre por perto para guiá-la a cada desafio. Até que Justine vai mergulhar num precipício uma noite, perto da casa de veraneio da família em Winter Harbor, e seu corpo sem vida aparece na praia no dia seguinte. Os pais de Vanessa tentam superar a tragédia retornando à vida cotidiana em Boston, mas ela sente que a morte da irmã não foi acidental. Depois de descobrir que Justine estava escondendo diversos segredos, Vanessa volta para Winter Harbor, esperando que Caleb, o namorado de sua irmã, possa esclarecer algumas coisas, mas o garoto está desaparecido. Logo, não é apenas Vanessa que está com medo. Winter Harbor inteira fica em alvoroço quando outro corpo aparece na praia, e o pânico se instala à medida que a pequena cidade se torna palco de uma série de acidentes fatais relacionados com a água, em que as vítimas são encontradas sorrindo horrivelmente de orelha a orelha. Vanessa e Simon, irmão mais velho de Caleb, unem forças para investigar os estranhos acontecimentos e, no caminho, a amizade de infância se transforma em algo mais. Conforme eles vão encontrando ligações entre a morte de Justine e a súbita erupção de afogamentos assustadores na cidade, Vanessa descobre um segredo que ameaça seu romance com Simon – e que vai mudar sua vida para sempre.

Apesar de ter gostado do livro e querer ler a continuação, Encanto, eu esperava bem mais de Sereia. Mas sabem como é, verão+sereias, que adoro e acabou que gostei do livro.


Livro 1: Pão-de-Mel
Autor: Rachel Cohn
Número de páginas: 224
Editora: Galera Record


Depois de ser expulsa do colégio interno, a selvagem, obstinada e viciada em café Cyd Charisse volta a São Francisco para viver com a mãe e o padrasto. Mas para ela, não há como sobreviver neste lar imaculado: Cyd quer ser livre, e não se importa em quebrar as regras.
Mas quando sua rebeldia sai do controle, seus pais a despacham para Nova York para passar o verão com seu pai biológico, Frank. O que ela não esperava era que o verão na cidade não corresse como ela planejara - e Cyd está longe de ser o que a nova família imaginava.








Esse livro é muito fofo e quero ler a continuação o quanto antes, só não li ainda porque sou pão dura mesmo.


Livro: Soul Love - À noite o céu é perfeito!
Autor: Lynda Waterhouse
Número de páginas: 208
Editora: Melhoramentos


Jenna não quer trair os amigos e não revelará o que se esconde por trás de sua expulsão do colégio, assumindo toda a culpa sozinha. Como castigo sua mãe a levou para passar algum tempo com uma tia numa tediosa cidadezinha do interior. É lá que Jenna encontra Gabe, um rapaz autêntico, melancólico e reservado. Completamente diferente de todas as outras pessoas ela conhece. É inevitável: Jenna se apaixona por ele. Será que Gabe é sua alma gêmea? Ele mostra a Jenna a beleza de um céu noturno sem nuvens, escuro, um contraste perfeito para o brilho das estrelas. E, em meio a livros, música, poesia e noites estreladas, o sentimento entre eles se torna cada vez mais forte. Mas Cleo, uma garota antipática que tem uma ligação muito estranha com Gabe, não está gostando nada desse romance. Afinal, ela não quer que ninguém mais saiba o grande segredo de Gabe...



Na verdade eu não lembro se o livro se passa no verão, acredito que não, mas como ele é um dos meus livros favoritos não resisti e tive que colocar aqui.


Livro: A Última Música
Autor: Nicholas Sparks
Número de páginas: 400
Editora: Novo Conceito


Aos dezessete anos, Verônica Miller, ou simplesmente Ronnie, vê sua vida virada de cabeça para baixo, quando seus pais se divorciaram e seu pai decide ir morar na praia de Wrightsville, na Carolina do Norte. Três anos depois, ela continua magoada e distante dos pais, particularmente do pai. Entretanto, sua mãe decide que seria melhor para os filhos passarem as férias de verão com ele na Carolina do Norte. O pai de Ronnie, ex-pianista, vive uma vida tranquila na cidade costeira, absorto na criação de uma obra de arte que será a peça central da igreja local. Ressentida e revoltada, Ronnie rejeita toda e qualquer tentativa de aproximação dele e ameaça voltar para Nova York antes do verão acabar. É quando Ronnie conhece Will, o garoto mais popular da cidade, e conforme vai baixando a guarda começa a apaixonar-se profundamente por ele, abrindo-se para uma nova experiência que lhe proporcionará uma imensa felicidade – e dor – jamais sentida. Uma história inesquecível de amor, carinho e compreensão – o primeiro amor, o amadurecimento, a relação entre pais e filhos, o recomeço e o perdão – A ULTIMA MÚSICA demonstra, como só Nicholas Sparks consegue, as várias maneiras que o amor é capaz de partir e curar seu coração.

Sei que muita gente não gosta dos livros do Nicholas Sparks, mas eu adoro e esse é um dos meus favoritos.


Livro 1: O Verão Que Mudou Minha Vida
Autor: Jenny Han
Número de páginas: 288
Editora: Galera Record


A vida de Belly é medida em férias de verão. Para ela, todas as coisas boas só acontecem entre os meses de junho e agosto, quando está na casa de praia junto a Susannah, única e melhor amiga de sua mãe e uma espécie de tia, e seus dois filhos, Jeremiah e Conrad. Mais do que irmãos postiços e companheiros de férias, os filhos de Susannah tornaram-se o centro das suas emoções. A véspera do aniversário de 16 anos de Belly marca também o fim daquele que parece ser o último verão onde estarão todos reunidos em Cousins Beach. A partir do ano seguinte todos estarão ocupados demais e talvez algum deles já nem esteja mais entre nós...







Pretendo ler neste verão e já estou me preparando psicologicamente, pois aposto que irei me emocionar.


Livro 4: Diário de um Banana: Dias de Cão
Autor: Jeff Kinney
Número de páginas: 223
Editora: V&R



Férias de verão – o tempo está lindo, e toda a garotada está se divertindo ao ar livre. Onde está Greg Heffley? Dentro de sua casa, jogando videogame com as cortinas fechadas. Greg, um “caseiro” assumido, está vivendo sua derradeira fantasia de verão: nada de responsabilidades e regras. Mas sua mãe tem uma visão diferente para um verão ideal… muitas atividades fora de casa e “união de família”.










Ainda não li os livros Diário de um banana, mas assisti os três filmes e ri demais.


Livros não lançados no Brasil:





Filmes


Loucuras de Verão (1973)
Título original: American Graffiti
País de origem: EUA
Duração: 110 minutos


Em 1962, na pequena cidade de Modesto, os jovens Curt (Richard Dreyfuss) e Steve (Ron Howard) passam sua última noite de verão antes de irem para a universidade, no leste. Nesta noite agitada vários acontecimentos ocorrem ao mesmo tempo. Laurie (Cindy Williams), irmã de Curt e namorada de Steve, briga com ele e acaba saindo de carro com o forasteiro Bob Falfa (Harrison Ford), que depois disputa um racha. O desajeitado Teddy (Charles Martin Smith) pega emprestado o carro de Steve e consegue conquistar a destrambelhada Debbie (Candy Clark), enquanto Curt se junta à gangue dos Faraós e pratica pequenos crimes.






Dirty Dancing - Ritmo Quente (1987)
Título original: Dirty Dancing
País de origem: EUA
Duração: 120 minutos


Em 1963, Frances Houseman (Jennifer Grey), ou "Baby", como é chamada pela família, uma jovem de 17 anos, viajou com seus pais, Marjorie (Kelly Bishop) e Jake Houseman (Jerry Orbach) e sua irmã Lisa (Jane Brucker) para um resort em Catskills. Ao contrário de Lisa, que pensa em roupas, Frances é idealista e quer estar no próximo verão no Corpo da Paz estudando a economia dos países do Terceiro Mundo. Assim, ela espera que este seja o último verão como uma adolescente despreocupada, mas Baby não se dá muito bem com sua irmã mais velha e está entediada em tentar distrair os hospedes mais velhos (foi envolvida nesta situação por seu pai). Até que numa noite Baby ouve algo que parece ser um som de festa no alojamento dos funcionários (que os hospedes não podem ter acesso). Ela consegue entrar na festa graças a um empregado e descobre que ali o pessoal realmente se diverte com danças, que Max Kellerman (Jack Weston), o dono do hotel, não permite. Baby chega a dançar com Johnny Castle (Patrick Swayze), um professor de dança, e logo fica apaixonada por ele. Quando Penny Johnson (Cynthia Rhodes), a parceira de dança de Johnny, fica grávida por ter se envolvido com Robbie Gould (Max Cantor), um dos garçons, Baby se oferece para aprender a dançar e substituir Penny, mas o pai de Baby, quando descobre, não gosta disto, pois considera que Johnny é de outra classe social e Baby é jovem demais para entender seus sentimentos.




Meu Primeiro Amor (1991)
Título original: My Girl
País de origem: EUA
Duração: 102 minutos


Vada Sultenfuss (Anna Chlumsky), uma garota de 11 anos, é obcecada com a morte, pois sua mãe morreu e seu pai, Harry Sultenfuss (Dan Aykroyd), é um agente funerário que não lhe dá a devida atenção. Vada é apaixonada por Jake Bixler (Griffin Dunne), seu professor de inglês, e no verão faz parte de uma classe de poesia só para impressioná-lo. Paralelamente é muito amiga de Thomas J. Sennett (Macaulay Culkin), um garoto que é alérgico a tudo. Quando Harry contrata Shelly DeVoto (Jamie Lee Curtis), uma maquiadora para os funerais, e se apaixona por ela Vada se sente ultrajada e quer fazer qualquer coisa que estiver em seu poder para separá-los.







Meu Amor de Verão (2004)
Título original: My Summer of Love
País de origem: Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte
Duração: 91 minutos


Durante as férias de verão a estabanada, insolente e espirituosa Mona (Nathalie Press) conhece Tamsin (Emily Blunt), uma garota rica, mimada e encantadora. Rapidamente, as adolescentes desenvolvem uma amizade tão forte quanto inesperada, que logo evolui para uma relação mais íntima. E é nos verdes campos de Yorkshire, interior da Inglaterra, que elas trocam juras de amor eterno. No entanto a amizade pouco convencional das duas começa a incomodar algumas pessoas, principalmente o irmão mais velho de Mona, Phil (Paddy Considine), um ex-dono de pub que mudou de vida depois de se converter ao cristianismo.







Férias no Trailer (2006)
Título original: Runaway Vacation - RV
País de origem: EUA
Duração: 98 minutos


Bob McNeive (Williams) e sua esquisita família alugam um trailer para realizar uma viagem até as montanhas rochosas no Colorado. Lá eles viverão bizarras experiências com uma comunidade que pratica acampamentos. "RV", do título original, significa "recreational vehicle", ou veículo de recreação.







Férias Frustradas de Verão (2009)
Título original: Adventureland
País de origem: EUA
Duração: 107 minutos


James Brennan acaba de se formar na faculdade e está se preparando para tomar cerveja alemã, visitar famosos museus ou flertar com charmosas francesinhas nas suas tão sonhadas férias pela Europa. Mas, seus pais lhe reservam uma desagradável surpresa e, ao invés de arrumar as malas, ele terá que arrumar um emprego, e rápido!E assim, entre tantas tentativas em descolar um trabalho, ele se prepara para passar as férias de verão dando duro num parque de divresão, ao lado de crianças barulhentas e pais não menos briguentos. Mas, como a vida traz muitas surpresas, sua bela colega de trabalho começa a lhe dar bola e ele percebe que nem tudo está perdido.