Móveis de papelão

11 de julho de 2012

Queria fazer esse post desde junho, quando terminei um trabalho da faculdade em que tive que fazer um móvel feito de papelão, mas acabei esquecendo. Parece estranho pensar em móveis, que funcionam, feitos de papelão, mas eles existem e é muito legal. Infelizmente preciso admitir que o meu móvel não ficou nada funcional *vergonha*. A maioria do pessoal da minha sala conseguiu, isso não é deprimente? Mesmo assim eu gostei da ideia e pesquisei bastante para fazê-lo, o que torna o fato de não ter dado certo ainda mais vergonhoso, mas enfim.
Descobri que entre os franceses os móveis nesse material já são bem conhecidos e há diversos vídeos no youtube ensinando passo a passo. No trabalho que fiz, não foi permitido o uso de cola, fita adesiva e nada do gênero, tínhamos apenas que cortar e dobrar e é exatamente por isso que foi difícil. Descobri que sou péssima com dobraduras, elas não fazem sentido, não mesmo.


Meu grupo fez uma estante de livros e ela ficou toda capenga, mas coitada, não consegui não colocá-la no post. Os outros móveis ficaram bem legais, mas só tenho foto de alguns. O que eu mais gostei foi do divã!









Alguns móveis que encontrei no google:

Estantes



Cadeiras

 Mesinha e Banquinho



O site 100T inteligente vende o banquinho e alguns outros móveis e aliás, adorei o nome!


Separei dois vídeos para mostrar aqui, mas caso queiram ver mais é só digitar "meuble carton" no youtube.

Demonstração da resistência dos móveis



Estante: Passo a passo

54 comentários:

  1. As estantes são lindas! Acho que um banco ou cadeira de papelão devem ser duros! kkkk
    Mas adorei a ideia! Será que consigo fazer um em casa?! kkkkkkkkk
    bjaooo

    http://olhosleem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. AH, me fascinei pelos móveis que fizeram na sua sala *O* Já tinha visto essa estante de livros redonda, pensei que era de madeira, sei lá D: rs Queria saber fazer coisas assim, mas não tenho paciência e sou péssimas em dobraduras também D:

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Adorei a ideia! Também não sou boa com dobraduras, nunca ia conseguir fazer algo do tipo...

    ResponderExcluir
  4. Que criatividade! E o melhor com produto que encontramos facil! Adorei a ideia! A estante é super pratica!

    Bjs

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei! Que incrível! Eu não sabia que existia móveis de papelão! Eu adorei as estantes. Vou agora mesmo ver esse último vídeo que você postou. Obrigada pelo seu comentário no meu blog, e eu também acho aquela menininha muito fofa :D

    www.comchocolatequente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oie!

    Gente, que incrível. Eu não fazia ideia que existiam móveis feitos de papelão, só sabia da existência de móveis de garrafa pet. Como as coisas estão ficando cada vez mais sustentáveis, né? Adorei esses móveis, muito lindos. Eu os compraria sem problema algum!

    Vixe, se eu fosse fazer algo do tipo sairia um desastre, porque não sei cortar tão direitinho e não saberia pensar em como dobrar tudo bonitinho de modo que deixasse bem encaixado. Se já não dou conta de fazer isso com coisas pequenas, imagine com coisas grandes? Se eu soubesse fazer teria várias estantes aqui, mas é uma pena que não sei :(

    Bjins

    www.dicasoutravessuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Raquel, eu adoro essas estantes de livros diferentes. Mostra que quem criou foi realmente criativo, e quis inovar. Adoro mesmo! HAHAHA

    Gostei também da sua ideia de criar uma... sinto muito que não tenha ficado totalmente funcional, mas pelas fotos deu para ver que ficou bem legal. :D Parabéns mesmo, inclusive pelo post, que além de diferente serviu como título de curiosidade para nós, leitores, acerca do assunto. ^^

    Então... se algum dia você sair de carro até o Maranhão, me avisa! Minha cidade é pequena, mas posso te mostrar algumas coisas daqui... HAHAHAHAH Eu realmente gosto muito de onde moro, mesmo não tenho muitas das coisas que curto... mas fazer o quê?
    Eu tenho parentes distantes que moram por aí (não sei exatamente se é em Santos, mas deve ser nas mediações da capital, enfim)... quem sabe um dia eu não passe por aí também?

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oiee, passando por aqui e ficando tambem, incrivel esses trabalhos, parabens pelo blog, visite o meu bloguinho tambem, se gostar, siga-me. Ficarei super feliz com sua presença. Bjuus

    ResponderExcluir
  9. Muito interessante
    Principalmente as estantes que ficaram maravilhosas

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. AUHAUAHUSUAHSUHAUSHUAUSHSUH Desculpa, mas não consegui não rir com a sua capenguinha x: Cara isso é muito incrível, nunca que eu conseguiria fazer, é muito além da minha capacidade, mas eu quero muito tentar, achei fascinante demais para descartar a possibilidade. É tão alternativo e diferente, e você ainda ajuda a natureza, demais! Xônei.

    Beijos
    Mih - CheiroLivros.com

    ResponderExcluir
  11. Adoooorei a estante, nem parece de papelão.
    É bem diferente e pra quem gostar e tem o dom pra artesanato é um prato cheio :)
    Beijos
    Bruna - Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  12. Nossa, muito bacana isso!!
    Adorei o post e o blog, estou seguindo!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Muito interessante. Adorei vários móveis, principalmente a estante redonda. rsrs
    Adorei o post.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  14. Nossa, que legal, achei um máximo! Gostei do divã também, e achei bacana a mesa e as cadeiras, agora coloca alguém sentado ali HAHAHAHA

    Gostei das estantes que vc achou no google!!!

    ResponderExcluir
  15. Eu acho tão legais esses móveis! Quando vc enjoa, pode jogar fora e fazer um diferente, aushaush xD
    E são super legais, deixam um ar bem diferente ao ambiente.
    Enfim, adorei. Pena que o seu não ficou bom, mas acredito que com certeza vc tirou muitas experiências, deve ser um trabalho super bacana de fazer ^^
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Oie Raquel!
    Nossa que legal esse móveis feitos po papelão!
    Bem que na minha escola podia ter uma atividade diferente de vez em quando...
    Lembro que na segunda série, todos tínhamos que levar sucatas de casa, pra fazer alguma coisa na escola. Muitos dos alunos fizeram coisas incríveis, e eu comecei o meu projeto sem ter uma ideia fixa na cabeça. No fim, eu só fiz um negócio comprido, que depois eu chamei de "microfone" só pra responder á pergunta: "O que é que você fez?", quando me perguntavam.
    Foi tão ruim... !

    Bjs,
    Ariane;)

    PS: Desculpe a demora para responder o comentário!

    ResponderExcluir
  17. Nossa, que bacana esses móveis feitos de papelão! Agora já sei o que vou fazer com os papelões que tenho aqui em casa.
    E te entendo... também nunca fui boa com dobraduras. :( Mas quem sabe com alguns vídeos eu não consiga, né?

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  18. Ei Raquel!

    Que bacana essa ideia! Na minha escola teve um projeto no qual tínhamos que dar uma utilidade para garrafas pets, e teve alguns grupos que fizeram móveis com elas! Acho legal isso, embora talvez não seja uma ideia tão utilizada na sociedade, infelizmente.
    Sei beeeem como é isso do projeto não dar certo SHUUHASHUA

    Bjoos'
    Lets

    ResponderExcluir
  19. Nossa, isso é demais, achei muito criativo, e é uma ótima forma de reaproveitar alguns materiais. Claro, deve ser realmente uma coisa muitíssimo difícil de fazer, requer prática.

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oi Raquel, tudo bem?
    Nossa, que idéia interessante, nunca tinha ouvido falar sobre os móveis de papel, achei super criativo, e de certa forma uma ótima alternativa. Só não sei como você conseguiu fazer sem cola nem fita adesiva. Infelizmente não consegui ver as fotos e tive de apelar pro google, rsrsr. Aqui no trabalho esses sites (Incluindo o youtube) são bloqueados. E pena que seu projeto não ficou do jeito que você queria, mas quem sabe numa próxima? Eu acho que nunca tentaria fazer porque sou péssima com dobraduras também. Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  21. Caramba, eu não tinha nem ideia de que isso existia e adorei a estante circular, achei super criativa, fiquei até com vontade de tentar algo, mas como conheço a minha santa preguiça, não vai rolar... enfim... você posta coisas super legais, eu adooooro.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  22. Muitos os moveis de papelão..Da sua turma o divã ficou bem legal mesmo, das fotos que postou a estante circular achei muito legal. Isso que vocês fizeram,deve ter dando um trabalhão

    Beijos :D
    Ensaios de uma Leitura

    ResponderExcluir
  23. Ei Raquel, só para responder, o livro Férias é sim versão Poket.

    Bjos

    ResponderExcluir
  24. Que bacana essa ideia de móveis de papelão! Confesso que ainda não sabia disso e enquanto lia seu post, pensei que não fossem suportar peso algum! Mas depois de ver esses vídeos... Caramba! Fiquei até com vontade de procurar alguns pra comprar (porque também não me dou pra dobraduras assim), será que vende? rs
    Muito bacana o divã que sua sala fez! :D

    ResponderExcluir
  25. Adorei e muitas vezes papelão é bem forte né??

    Bjs

    ResponderExcluir
  26. Nao sabia que dava para fazer tantas coisas com papelão. Com certeza e uma maneira mais barata de fazer moveis, e depois de ver que eles ficam resistentes meio que me convenci que vale a pena. A foto que mais gostei foi aquela da estante com os livros em forma de caracol. Será que acho uma dessas para comprar?
    Muito bom o post, adorei seu blog e estou seguindo.

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    Concurso no meu blog ( participa? )

    Thoughts-little-princess.blogspot.com/07/2012/aniversario-de-um-ano-do-blog-concurso.html

    ResponderExcluir
  27. Mas gente?
    HAHAHAHAHHA o meu não ficaria muito legal, sou desastrada
    Mas amei a ideia, achei super válida e criativa.!

    Ficaram lindos os móveis.

    Sim, aquele livro faz uma brincadeirinha com Nicholas xD

    beijos e bom final de semana
    Temos promoções novas no ar, se quiser participar..
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  28. Oi, Raquel. Demorei pra aparecer mas finalmente consegui vir aqui e adorei a postagem, não podia ter vindo em melhor momento. Eu tô meio deprê porque não consegui comprar a minha estante e quando vi essas de papelão (que na verdade parecem madeira, isso sim) achei incrível.
    Como sou mega desastrada, acho que também não ria conseguir fazer algo decente, principalmente sem nada pra colar nem prender. Eu vou até assistir esses vídeos (não que eles vão realmente me ajudar, por quando se trata de cortar, colar e dobrar eu sou péssima mesmo) pra ver consigo pelo menos tentar fazer minha estante. Será que aguenta o peso dos livros?
    Beijokas,
    Gislaine
    {Atualizado, comenta? http://jeito-inedito.blogspot.com}

    ResponderExcluir
  29. Muito criativo! *----*
    E muito bacana também! Adorei.
    Que trabalho incrível, mas eu imagino que deve ter dado um trabalho gigantesco, não é?!

    Beijocas, Raquel.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário