[Dicas] Bienal do Livro 2012

11 de agosto de 2012

Tudo bem que a Bienal começou na quinta-feira (9) e que muitos blogs estão fazendo cobertura e tudo mais, não tenho a menor pretensão de fazer um post mais completo (acho que é praticamente impossível), mas acho válido falar dos achados que fiz lá. Sério, eu que vivo falando aqui no blog que acho ruim dos preços ou das capas, então faz sentido falar do que encontrei lá.
Eu praticamente surtei, fazia muito tempo que não me sentia daquele jeito. Me fez lembrar de quando eu era criança e estava louca pra comprar a casa ou carro novo da Barbie e saia da loja com ele em mãos, feliz da vida. Claro que gosto de comprar livros, mas eu já disse, eu me sinto a espertona quando pago muito mais barato do que o normal e se alguém reparou em mim deve ter me achado no mínimo louca com as altas caras que eu fiz durante o dia.


GERAL

Sei que nem todo mundo tem tempo ou gosta, mas eu aconselho a chegar o mais cedo possível. Cheguei lá antes das 10h para pegar a senha dos autógrafos e não me irritei com pessoas me atropelando ou filas imensas nos caixas, mas depois do meio dia as filas me davam preguiça só de olhar.



PLANTA DA FEIRA

Nada me tira da cabeça que quem fez a planta estava bêbado ou afim de irritar os visitantes. Alguns estandes é impossível de ler o nome e outros estão mal explicados. Há uma numeração para cada estande na planta, mas os números não são visíveis (ou realmente são inexistentes) quando vamos olhar os estandes. A letra de cada rua também ficou mal posicionada e para pessoas perdidas (oi!) é realmente complicado. Sei que também sou perdida em relação a editoras e selos, mas eu não tenho obrigação de saber qual selo é de qual editora. Fiquei muito tempo procurando pela ID e Suma de Letras e só encontrei depois de procurar no google. Hoje eu estava só um pouco ceguinha.



ESTANDES

Intrínseca:
Está com ótimos preços, muitos livros por R$5, R$8 e muitos de R$20 e alguns mais carinhos, é claro. Tem também promoções, quase chorei quando a atendente disse que eu precisaria comprar mais 2 livros pra ganhar a bolsa do Circo da Noite. Não falei que sou pão dura? Até voltei lá para tentar comprar mais 2 e mostrar a nota fiscal do outro que eu tinha comprado que valia na promoção, mas aí vi o preço do Circo da Noite e broxei. Nem é tão caro, está R$30 mas eu nem quero tanto assim e eu tinha acabado de gastar R$80 no estande da Planeta. Prometi que não compraria mais nadinha, mas já falei pro meu namorado que se tiver a bolsa no domingo (19), ninguém me segura!

Planeta:
Apesar de eu ter feito a festa, eu fiquei chateada. Tinha lido que o pessoal comprou os livros do Federico Moccia por R$15 e hoje estavam todos por R$20. Ok, admito, comprei os 3 que eu não tinha e queria muito ler, mas com certo desgosto. Dava para comprar mais 1 se o preço fosse o mesmo dos primeiros dias.

Leya, Rocco e outras que não lembro o nome:
Não comprei nada por não ter desconto interessante ou promoções tentadoras. Gente, o 7º livro de Harry Potter estava por R$60! Quem vai pagar isso na Bienal? Eu que não.

Livraria Saraiva:
Achei que estava numa versão compacta da Saraiva daqui de Santos. Preços absurdos e descontos mixurucas. Acima de R$50 ganha 10% de desconto, mas que vale apenas para uma próxima compra. Minha mãe e meu namorado compraram livros lá, eu me neguei a pagar o mesmo preço do que aqui ou da internet e ainda ter de carregar peso.

Suma de letras e ID:
Muitos livros de R$30, mas como eu me comprometi a não comprar nada que fosse nesse valor, não comprei nada. Poucos livros em promoção e nenhum deles me interessou e nem mesmo lembro os títulos.

Record:
Há uma banca com livros por R$10 e pelo que li em outros blogs, eles mudam os livros todos os dias. Hoje não tinha nenhum que eu quisesse comprar, mas como era só R$10 né... comprei um que já esqueci o nome. Não resisti e comprei o novo livro da Cecily von Ziegesar, Psycho Killer, por R$40 e achei caro, mas já imaginava que seria esse preço mesmo e comprei porque eu queria autografá-lo. Sim, fui hoje só por causa da Cecily von Ziegesar e agora me pergunto por que diabos fiz isso. Sou tímida, sou estressada, minha bolsa estava pesada e depois de quase 3h não aguentava mais ficar em pé esperando minha vez. Me surpreendi, sou mais tímida do que imaginava e quase morri de vergonha na hora. Nunca mais vou em tarde/noite de autógrafos, isso definitivamente não é para mim. Tá, é mentira, irei de novo se um dia o Nicholas Sparks voltar ao Brasil.

Sextante/Arqueiro:
Falei para o meu namorado várias vezes que queria ir lá, mas acabei esquecendo. Na verdade ele disse que nós fomos, mas eu realmente não lembro. Ou não fomos e ele confundiu, ou não tinha nada de barato por lá e virei as costas.

Novo Conceito:
Não vi nenhuma placa com preços e logo imaginei que não tinha nenhuma promoção e desconto, entortei o nariz, tirei uma foto dos livros gigantes e sai andando.
* Avisaram nos comentários que os lançamentos estavam por R$19,90 e eu não vi. Chateada.

Submarino:
Foi o estande que eu mais gostei, muito fofo mesmo! Lá tinha não só livros, mas também notebooks e ipads. Realmente não faço a menor ideia se estavam a venda, acredito que não, mas não entendi o sentido em ter mais eletrônicos do que livros. Preços broxantes, nem parecia Submarino.

Estandes Aleatórios:
Tinha de tudo por lá, livro por R$3, R$5, R$10 e até 4 livros por R$10, mas não achei muita coisa que me interessava, apenas um livro da Record que paguei R$10.
Entrei em um sebo com preços diversos e enquanto estava na fila (sim, tinha fila pra entrar no tal sebo!), vi mexerem num livro da vitrine e adivinhem qual era? Ai tristeza, era o "Água para elefantes" com a capa antiga com as páginas um tantinho amassadas por R$15. Quase morri quando não encontrei mais o livro e não foi miragem, meu namorado também viu o livro, sério.


Eu não reparei, mas sei que tem guarda volumes, mas ainda acho mais viável levar um carrinho, tipo aqueles que usam e vendem na 25 de março, será muito útil! Fez muita falta hoje, minha mãe não se conformou em não ter pensado em levar. Tipo muambeira, sabe? ahahhaahahahahah

24 comentários:

  1. Na Novo Conceito os lançamentos estavam por R$19,90!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não me mata de tristeza, eu não vi isso! Como? Ahhhhhhhhhhhhh =((((( tomara que no último domingo ainda estejam, vou comprar um monte x_x hahahahaha
      Obrigada por avisar, já vou editar o post!

      Excluir
    2. Acho que vão estar sim, não tava com cara de promoção de um dia só ^^

      Excluir
  2. É eles mudam de preços todos os dias e com certeza esse ultima semana os preços vão estar lá embaixo. Pelo menos hoje, tinha muitos livros em ofertas, como disse no estade da Suma, vários livros por 9,99, alguns titulos conhecido por 5,00 eu mesmo comprei livro da Carlos Ruiz Zafon por 12,00 SURTEI. So tenho que reclamar que não teve atividades e as atividades que teve começou tudo depois das 14 hrs. Ai não né, tenho pai. :)
    Beijos
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  3. Oi Raquel, tudo bem?
    Nossa quem me dera ir à Bienal de São Paulo, aparentemente ela esta sendo bem maior e melhor do que a que teve aqui em Brasília. E o que foi isso, ultimo livro da série Hp por 60 reais? Já vi esse livro a 10 nas americanas :X.
    Eu ainda não tive a chance de ir a uma tarde de autógrafos, mas pra alguns autores eu até ficaria esperando horas, mas claro, com um carrinho do lado pra levar os livros rsrsr.
    Flor, depois se você puder, tira umas fotos pra gente ver o que você comprou :D

    ps: Eu te aconselho a ler a série Percy Jackson, o Riordan é incrível ao criar uma estória e interligá-la, acredito que você não vai se arrepender.

    ps2: Flor tem meme e selinho pra você lá no blog, se já tiver feito pode desconsiderar ta? Bjus
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  4. Aff, um monte de gente reclamou dessa loucura que foi pra circulação, super desorganizado e tal, que bad! Só por causa disso não fiquei tão bad por não ter ido /:

    Eu costumo ir na Bienal só nos últimos dias porque os preços estão lá em baixo, pq tá todo mundo afim de vender e se livrar dos livros que sobraram haha Também sou super mão de vaca, Raquel! Livro por 30,40,50...não é comigo não. Achei um absurdo a Rocco não ter baixado os preços na Bienal ainda mais depois da #RoccoPreçoBaixo .Ela tá mesmo querendo fazer a gente de boba mesmo ¬¬

    Depois tira uma fotinha com os livros que você comprou lá, Raquel *o*

    ResponderExcluir
  5. Ler isso tudo me deixou depressiva, sério. HAUAHAUAHUAHAU Ô vontade de estar aí e aproveitar esse preços maravilhosos... mas fazer o quê!? Um dia espero fazer isso e torrar muito dinheiro em livros. -qqq HAHAHAHA

    Adorei a postagem!

    Beijão!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Foi realmente demais você fazer esse post porque eu vou na Bienal no sábado, provavelmente, e eu precisava de um guia, o seu é o melhor. Infelizmente eu não poderei chegar cedo, que sei que é importante, chegarei lá para umas 14h e espero não enfrentar muita fila pra entrar e comprar as coisas... enfim, adorei. Espero conseguir muitos descontinhos e achar muitos livros bons em promoção. Vou levar mochila. UAHUSUHASUHAUHS

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  7. Ei Rá!

    Eu imprimi uma planta da feira pelo site, e achei bem bonitinha, acredito que conseguirei me guiar por ela. Mas realmente, a planta que eles deixam lá é quase codificada, porqeu é impossível entender algo hahahaha
    Achei que o estande da Intrínseca fosse um dos poucos que teria boas promoções, mas estou vendo que é um dos que tem as melhores promoções, rs. Vou passar por lá, com certeza.
    Ah, eu também prometi que não comprarei livros por R$30, mesmo porque vou no último dia e no último dia sempre tem bons descontos, então nem pensar em pagar caro em livros haha
    Opa, vou mesmo levar o carrinho, boa ideia! Carregar peso ninguém merece HUSUHAUH

    Bjoos'
    Lets

    ResponderExcluir
  8. Oh Gosh, cadê eu na Bienal fazendo altas compras e ainda pegando autógrafo de autores?! ://// rs Ótimo guia o seu, pelo que tô vendo nos blogs, Rocco e Record não tiveram descontos mesmo, vi que na Arqueiro teve livros em preço bom e eram lançamentos e talz. Afo, só fico aqui babando em saber os preços de livros super baratos (amo pagar mais barato por coisas que gosto também) :X
    Ah, você pegou o autógrafo da Cecily não?!

    Beijos ><
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  9. Rocco sempre caro kkkkk, mas você fez a festa né? vários livros, para todo tipo de gosto e condições financeiras kkk, comprou dos baratos ao de 40$, enfim bienal assim mesmo, é p ir e gastar tuuudo que economizou em livros, aah livros <3 Infelizmente a daqui será apenas ano que vem, então ficarei na expectativa e que quando vier p cá que venha o submarino também, aí sempre tem mais estandes :( beiijinhos, visita de volta?

    ResponderExcluir
  10. Oi Raquel..
    Meu segundo post da bienal, e fico babando aqui rs.. Realmente parece que na intrínseca tinha boas promoções. Como assim 60 reais no livro HP?? em uma bienal eu também não pagaria mais que 30 não.. Do Federico Moccia só li o primeiro livro.

    Gostei da forma como vc postou, detalhando os estandes..

    Beijos :D

    ResponderExcluir
  11. Sério, que pena que a Bienal é longe. :x
    Estou aguardando ansiosamente é pela Feira do Livro de Porto Alegre. ♥
    Mas olha, não ficaria aguardando por autógrafo em uma fila, não. Só se fosse de algum historiador que eu admire e olhe lá. hahaha

    Beijo!

    ResponderExcluir
  12. Oie Raquel!
    Ain, eu fui na Bienal e tentei não fazer um post muito grande pra não ficar cansativo, mas como foi a minha primeira Bienal (ou pelo menos a primeira feira de livros DE VERDADE), e amei. O mapa era meio ruim mesmo, tinha alguns stands que não dava pra ler o nome, e as filas depois do 12h ficaram enormes mesmo... Dava até preguiça...
    A fila do banheiro então...! Meu Deus, fiquei muito tempo! Isso porque tinha um monte de cabines.!

    Mas enfim, foi bem legal, os preços estavam bons e meio que me arrependi por não ter comprado muitos livros...

    Bjs,
    Ariane;)

    PS: Desculpe a imeeensa demora em responder seu comentário!

    ResponderExcluir
  13. Me disseram que na estande da Suma os livros estava super baratos. Fico feliz de saber que os que estavam nem eram assim tão bons, porque já estava começando a me culpar aqui, hahahaha
    Então, nem entrei na estande da Novo Conceito porque estava lotada e aquele sebo tinha uma fila tão grande, mas tão grande, que entrei lá as duas vezes e achei livros legais, devolvi os livros por causa da fila. =P
    Cheguei super cedo também, foi bom porque no começo quase não tem ninguém e é bem fácil pra comprar os livros, mas depois do meio dia fica impossível andar por lá. Me xingaram umas mil vezes porque minhas (gigantes) sacolas ficavam batendo nas pernas das pessoas, hahahaha x_x
    O guarda volumes era o preço de um livro, mas tive que pagar. Se saísse da Bienal para ler os livros no carro, teria que comprar outro ingresso ¬¬'

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  14. Tá bom, já entendi... Acho que só eu mesmo que não fui na Bienal. Ano que vem quero ir, deixa só...
    Sem reclamar mais, deixa eu falar: no twitter tava todo mundo dizendo que os estandes tavam a cheios de promoções, eu tava me contorcendo de inveja de quem atava lá. O do NC acho que foi o que mais teve promo, Raquel, mas não de R$5 ou R$10, mas eu ouvi falar q eram lançamentos, então o preço valia apena. Da Arqueiro eu também ouvi falr de muita promoção e na Cia das letras também! ;) Se você for amanhã, faz mais um post falando e traz fotinhas?

    Gislaine,
    atualizado, comenta? http://jeito-inedito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Putz, os descontos da Bienal de SP são demais! Quero ir um dia, mas quase sem bagagem, senão vou pagar uma taxa imensa de excesso no aeroporto ahaha E livro infelizmente pesa (= quase morte de intercambista bookaholic haha).

    ResponderExcluir
  16. Essa banca da Record deu um bafafá haha
    Me falaram que os livros estavam em promoção, mas tinham uns que eles queriam cobrar mais caro.. na hora de pagar
    Mas gostei dessa ideia deles! Porque aqui no RJ, ano passado, o stand deles eu achei o mais caro!
    Tinha livro de mais de 50 reais.

    Obrigada pelo post, bom saber que vou que nem louca no primeiro dia de feira ano que vem HAHA

    ResponderExcluir

Postar um comentário