Coração de Estudante

26 de novembro de 2012

Desisto de inventar títulos, sou realmente péssima para tal coisa. Desde que passei na UFOP eu lembro da novela exibida pela rede globo no ano de 2002. Devo admitir que fiz uma pesquisa para descobrir a data, sempre achei que na época da novela eu tivesse no máximo 10 anos, mas eu já tinha 11. Não que isso faça muita diferença agora, mas para crianças 1 ano faz diferença, não é?

Para quem não sabe, uma parte da história da novela mostra a vida de universitários que moram em repúblicas e se passa numa cidade fictícia de Minas Gerais, o que me faz lembrar de Ouro Preto.


Eu deveria estar feliz e curtindo minhas últimas semanas em Santos, mas ao invés disso estou correndo para entregar todos os trabalhos da faculdade com antecedência, fazer provas com outras turmas para poder coincidir as datas e estar pronta para me mudar antes que o ano letivo acabe. Não mudarei de curso, mas voltarei pro zero. Prefiro nem pensar no assunto, pois realmente não sei o que é pior, ficar longe de casa para estudar algumas matérias ou simplesmente ter ficado um anoestudando e me matando para nada.

Resumindo, o motivo para eu estar tão afastada do blog foi por eu ter ficado o semestre inteiro procurando alternativas. Transferência, vestibular e muito choro fizeram parte dos meus últimos meses e depois que consegui que uma das alternativas desse certo, fiquei na maior correria e também sem tempo e vontade para ler e escrever nos últimos meses. Felizmente essa fase está quase no fim e agora que irei para uma cidade onde não conheço ninguém e voltarei a morar sozinha, acredito que terei tempo de sobra e como não quero ficar desidratada de tanto chorar de saudades de casa, levarei mil ebooks e filmes para o primeiro mês e acho que será o mês em que mais escreverei no blog desde que o criei, ou não.

Estou pensando em falar sobre minha vida em Ouro Preto, só não decidi se será aqui ou em um novo blog. Quem sabe agora eu compre de vez um domínio, tenho vontade de comprar há anos.



Trama

O professor de biologia Eduardo Feitosa (Fábio Assunção) muda-se com filho, Lipe (Pedro Malta), para a fictícia cidade de Nova Aliança, no interior do estado brasileiro de Minas Gerais, para lecionar na Universidade Estadual de Nova Aliança (UENA), instituição superior pública local e tornar-se noivo de Amelinha (Adriana Esteves), filha do maior fazendeiro da região, João Alfredo Mourão (Cláudio Marzo). A chegada de Edu dá início a um triângulo amoroso entre ele, Amelinha e Clara (Helena Ranaldi), uma jovem advogada que luta contra os desmandos do prepotente João Mourão, numa disputa judicial por terras. Além disso, Clara é professora e responsável pelo escritório modelo do curso de direito da UENA (Universidade Estadual de Nova Aliança). João Mourão pretende construir uma hidroelétrica numa área de floresta que fica no limite entre o campus universitário e a Fazenda Vitória, de sua propriedade. No entanto, a universidade e os moradores da região lutam na Justiça para que a região de mata virgem seja transformada em área de preservação ambiental. Edu adere à luta, tendo Clara como aliada. 

Além disso, há a animação do dia-a-dia dos universitários, que estão longe de casa e da família. Eles vivem conciliando os estudos, as paixões e as farras. Carlos (Rodrigo Prado), Baú (Cláudio Heinrich), Cardosinho (Betito Tavares), Rosana (Alinne Moraes) e Bruna (Michelle Birkheuer) recebem dois calouros em sua república: Rafaela (Júlia Feldens) e Fábio (Paulo Vilhena). Séria e estudiosa, Rafaela não se deixa abalar pelo assédio de Carlos, enquanto desperta o amor em Fábio e no jovem Mateus (Caio Blat), filho de Esmeralda (Ângela Vieira), dona de um movimentado bar na cidade. Mateus não é visto com bons olhos pelos estudantes, por seu temperamento arrogante e nada amigável. A mãe é uma mulher de fibra que se rebela contra seu ex-amante, João Mourão, que lhe cobra uma dívida alta depois de haver sido preterido por ela.

O Caminho, Richard Paul Evans

16 de novembro de 2012

Título: O Caminho
Autor: Richard Paul Evans
Editora: Lua de Papel
Número de páginas: 292


Alan Christoffersen, um publicitário bem-sucedido, acorda uma manhã e encontra-se ferido, sozinho e preso a uma cama de hospital em uma pequena cidade de Washington.
Ele já havia passado por situações extremas quando decidiu atravessar o estado de Washington. Em busca de respostas, essa longa caminhada poderia ser um recomeço para sua vida. Mas, quando encontra-se imobilizado, ele percebe o quanto a vida ainda tem a lhe mostrar e ensinar.
A segunda jornada da série Walk traz ainda mais lições para um homem que busca incansavelmente por esperança e que está disposto a retomar a sua vida de onde parou. Um romance inspirador sobre a esperança e o significado da vida.






Sinceramente, apesar de querer ler a continuação de "O Encontro" eu não esperava grande coisa, mas gostei muito de "O Caminho", talvez até mais do que do primeiro livro. Me apeguei mais ao personagem principal, Alan, e sofri com a perturbarda Angel, mas principalmente lembrei de que sempre tem alguém numa situação pior do que a minha e ainda assim não desiste de viver e ser feliz, apesar das piadinhas bobas a Kailamai me conquistou. Fiquei surpresa por não ter chorado em nenhuma parte do livro, estou ficando insensível.

Eu já tinha lido em algum lugar que apesar de ser a história da mesma pessoa, os livros poderiam ser lidos fora de ordem, mas mesmo que o personagem explique coisas do primeiro livro ainda prefiro ler na ordem de lançamento, pois ele fala superficialmente sobre o que aconteceu, apenas para orientar o leitor.
Estou ansiosa para o próximo livro, pois o segundo termina com a entrada de um personagem que eu não sei quem é e quero muito descobrir! Não sei se sou lerda demais, mas não faço ideia de quem seja a pessoa.

Não ia falar nada, mas não resisti: fiquei surpresa com a rapidez da editora em lançar a continuação, mas não gostei que tenham mudado a capa do 1º livro sem motivo. Só eu fico incomodada com livros que fazem parte de uma série/trilogia com capas diferentes na estante?

Esqueci de comentar quando falei sobre o outro livro, mas não tem como não sentir fome enquanto se lê a história do Alan, pois metade dele é sobre o que o personagem vai comprar para comer e diversas vezes o personagem toma café da manhã na IHOP (Casa Internacional das Panquecas) e acho que no Brasil deveria ter um lugar desses, o máximo que conheci foi o Pankekão na minha cidade. Heh.

Ultimamente tenho feito toda semana panqueca americana com a minha mãe, adoro procurar receitas para cozinhar com ela (ou fingir que cozinho...), então resolvi postar a receita aqui e ainda passar o site de onde retirei, que é ótimo e tem receitas maravilhosas!
Outra coisa legal é que o autor do livro também gosta de receitas, no outro livro que li dele, "A Promessa", no fim do livro tem algumas receitas de pratos que os personagens fizeram na história e acredito que na página dele no facebook também tenha receitas. Acho que isso fez com que eu gostasse ainda mais do autor, sou uma gordinha disfarçada.

Outras Capas



Panqueca americana

Rendimento:
±6 panquecas

Ingredientes:
1 xícara de farinha
1 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
1 xícara de leite ou buttermilk*
1 ovo, separada a gema da clara
2 colheres (sopa) de açucar de confeiteiro
1 colher (sopa) de óleo

*Receita de buttermilk caseiro: Para cada xícara de buttermilk que a receita pedir, coloque 1 colher (sopa) de suco de limão ou vinagre branco em um recipiente graduado, e acrescente leite até completar uma xícara. Deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de usar.

Preparo:
Peneire e misture a farinha, o fermento e o sal e reserve.
Numa outra tigela, bata a gema, o açucar, o leite e o óleo. Bata bem e adicione a mistura da farinha. Misture até incorporar.
Bata a clara em neve e gentilmente com uma colher, incorpore-a na massa.
Aqueça uma frigideira em fogo médio pra médio-alto e derrame a massa com a ajuda de uma concha no tamanho desejado. Cozinhe até que bolhinhas apareçam na superfície, vire a panqueca e cozinhe até que tenha dourado. No site sugerem nutella com morango para colocar por cima, geralmente eu coloco chocolate ao leite e morango e o meu pai manteiga com geléia. Ah, nunca testei o buttermilk, tenho preguiça.
Receita retirada do site Pamela Brandão