[Indicação] A Irmandade das Calças Viajantes, Ann Brashares

10 de março de 2012

Decidi fazer posts com indicações de livros que eu já li, mas por já fazer algum tempo eu preferi não fazer resenha deles. Não por não lembrar o que li, mas sim porque eu tenho algum problema e não lembro o que aconteceu exatamente em cada livro quando eles fazem parte de uma série ou trilogia. Então para evitar spoilers o ideal mesmo é fazer comentários sobre os livros que eu já li, gostei e super recomendo!

A primeira indicação vai ser de uma série que eu adoro: A Irmandade das Calças Viajantes. Esses livros me marcaram muito, de diversas formas e os li em épocas diferentes. O primeiro eu li quando tinha 15 anos e apesar de não ser parecida com nenhuma das quatro amigas, me identifiquei muito com elas. Sonhava e acreditava que um dia teria amigas como Tibby, Lena, Bridget e Carmen e depois quando li os três últimos já com 18/19 anos, pensava em como eu gostaria de ter tido amigas iguais a elas na minha vida.
Os livros abordam a amizade das quatro garotas que se conhecem desde sempre, elas nasceram com apenas alguns dias de diferença e tudo muda quando vão ter que se separar pela primeira vez nas férias e encontram um jeans mágico. A calça é o que as manterá unidas durante o verão, ou pelo menos é isso que elas pensam.

Não entendo porque uma série tão boa quanto essa não faz sucesso e é pouco conhecida. Tenho duas hipóteses, e nenhuma exclui a outra: os livros por serem mais velhos não pegaram essa fase de blogs literários e hoje não são "interessantes" para as editoras, que parecem só divulgar o que é novo e não também o que é bom, e segundo o preço dos livros, são caros e eu nunca vi uma promoção sequer deles.

Claro que gosto dos lançamentos, mas tem muito livro "velho" bom também e parece que as pessoas só leem aquilo que acabou de ser lançado, o que é uma pena. A idéia do post é justamente essa, falar sobre livros que talvez muita gente ainda não tenha lido, mas que talvez já tenha ouvido falar ou não sobre eles.




Livro 1: A Irmandade das Calças Viajantes
Autor: Ann Brashares
Número de páginas: 312
Editora: Rocco


Nada no mundo pode separá-las.

Tibby, Carmen, Bridget e Lena são amigas de verdade. Companheiras, cúmplices, confidentes. E a amizade delas, ao que tudo indica, não é pura coincidência. Pode ter acontecido antes mesmo de nascerem, afinal vieram ao mundo em um intervalo de dezessete dias de diferença entre uma e outra. Não é mesmo muita coincidência?

Pela primeira vez, porém, as quatro adolescentes iriam passar o verão separadas. Carmen visitaria o pai na Carolina do Norte. Lena e a irmã ficariam duas semanas na Grécia com os avós. Bridget iria para uma colônia de férias. Tibby tinha escolhido ficar em casa mesmo e começar a trabalhar em uma farmácia. Definitivamente, este seria o verão mais longo de suas vidas.

As quatro decidiram, então, fazer um pacto, ou inventar um código, um elo que as unisse enquanto estivessem viajando. E encontraram a solução num velho jeans comprado no brechó, surrado e desbotado. Aquelas calças que eram tudibom, transformaram-se num símbolo de amizade e passaram a pertencer às amigas igualmente. Surgia, assim, a Irmandade das Calças Viajantes, com direito a cerimônia secreta, juramento e dez mandamentos básicos para o uso do jeans.

Como as Calças, cada leitor será convidado a viver etapas determinantes, momentos intensos, grandes provas, problemas, decepções, emoções, sofrimentos, descobertas, revelações, lado a lado com Tibby, Carmem, Bridget e Lena. As narrativas das quatro protagonistas se entrelaçam para descrever um verão depois do qual tudo será diferente.




Livro 02: O segundo verão da irmandade
Autor: Ann Brashares
Número de páginas: 405
Editora: Rocco


O Segundo Verão da Irmandade é a continuação do best-seller que alcançou o topo da lista dos mais vendidos do New York Times, A Irmandade das Calças Viajantes.

Escrito por Ann Brashares, o livro conta as novas aventuras das inseparáveis amigas Bridget, Carmen, Tibby e Lena a bordo de suas calças maravilhosas. Em O Segundo Verão da Irmandade, a autora destaca a cumplicidade quase silenciosa que existe entre as quatro amigas e a relação que elas estabelecem com o mágico par de calças. As jovens amadurecem e encaram novos desafios, mas continuam a compartilhar o jeans e a lealdade.




Livro 03: Meninas de calças
Autor: Ann Brashares
Número de páginas: 375
Editora: Rocco


Meninas de Calças é um romance envolvente sobre o último verão em que Lena, Carmen, Tibby e Bridget passaram antes de ir para a faculdade.

Tibby fica sabendo que as Calças sempre souberam do que ela não sabia sobre Brian.

Carmen aceita tomar conta da avó de Lena por todo o verão.

Lena fica em dúvida se deve mesmo ir para a Escola de Arte.

E Bridget volta ao acampamento em que estivera dois verões antes. E fica feliz ao saber quem é o seu colega treinador.




Livro 04: Para sempre de azul
Autor: Ann Brashares
Número de páginas: 383
Editora: Rocco


Enfim o último verão das Calças Viajantes.

Lena mergulha na pintura, com medo que só venha a esquecer Kostos na hora em que voltar a vê-lo.

Carmen tem uma amiga da faculdade que realmente quer um papel no teatro. Mas o que carmen significa para ela?

Bridget participa de escavações na Turquia e conhece um interessante professor de arqueologia .

Tibby deixa uma pessoa que ama para trás. Será que essa pessoa vai ficar onde ela deixou?




Livro 5: Sisterhood Everlasting 
Autor: Ann Brashares
Número de páginas:
Editora:
Livro ainda não lançado no Brasil


Agora Tibby, Lena, Carmen e Bridget cresceram, iniciando suas vidas por conta própria. E embora a calça jeans que elas compartilharam esteja muito longe, a irmandade é eterna.

Foi lançado em 2011 o último livro da série e a história se passa 10 anos após o que aconteceu no último livro, Para sempre de azul. Ainda não li e mesmo com algumas resenhas negativas que li, estou curiosa e ansiosa para lê-lo.





Os livros viraram filme, porém como quase sempre acontece com adaptações, eles não são muito fiéis aos livros. O 1º filme é o mais fiel ao 1º livro, mas o 2º filme nem tanto e ele juntou os três últimos livros e ficou uma história corrida e um tanto confusa. De qualquer forma eu indico os filmes também porque apesar de serem diferentes dos livros, eles são fofos.

Quatro amigas e um jeans viajante 1



Quatro amigas e um jeans viajante 2

15 comentários:

  1. Ah, ainda não li o livro, mas o filme é muito bom! Imagino que o livro deva ser bem melhor rs

    Beijos,
    Caroline, do http://criticandoporai.blogspot.com - espero sua visita rs

    ResponderExcluir
  2. Oi Raquel!
    Ótima indicação, eu adoro os dois filmes! Já até fiz uma postagem lá no blog sobre a série de livros e os filmes. Quero muito lê-los, mas pena os preços serem tão salgados né :s
    Gosta de Ballet? Ai que lindo *-* Também parei quando criança, mas no fim do ano passado, voltei a fazer aulas.

    Beijos, Kamila
    http://vicio-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adooro dicas de livros,e me chame de ignorante,mas eu descobri agoora que esse filme tbm tinha vindo de livros..rsrs
    Enfim,amei a história de cada livro e me deu muuita vontade de ler...pena q já estou cheia de leituras pra facul..=/

    Ahh amore,vim agradecer atrasado pelo comentário sincero que você deixou lá no blog. Fiquei feliz em ter feito você curtir a idéia dos pôsters como decoração e sobre a propaganda do IPad,eu já estava pra tirar mesmo,me irritou,e depois de ver sua opinião,aí siim que eu resolvi tirar aquilo de lá...rsrs
    Obrigada pela dica viu?!

    Beeijos fofa!
    http://blogmymemories.tk

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu morro de vontade de ler essa série, mas eu tenho tantas coisas na minha wishlist que acaba ficando meio difícil. Eu amei o primeiro filme, mas não assiste o segundo. To meio desatualizade.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  5. Oi Raquel é verdade quando você fala que os livros mais antigos as editoras não se interessam em divulgar além dos preços. Sempre tive muita vontade de ler essa série, mas os preços são exorbitantes e mesmo com muita vontade, eu não tive coragem. Tenho os dois filmes mas queria muito ler a série antes de assistir.

    P.S.: É uma vergonha mesmo eles pagarem profissionais para fazerem traduções e revisões tão porcas como algumas que encontramos por ai. Pagamos caro e merecemos um serviço melhor.

    beijos, Caline
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  6. Adorei sua ideia de falar sobre livros "velhos".
    Eu vi o filme há muuuuito tempo e já nem lembro mais nada. Sempre quis comprar os livros, mas por algum motivo ainda não o fiz.
    Adorei o post!!

    Beijoss
    Thaís - Berchim e etc

    ResponderExcluir
  7. Oi Raquel
    agradeço a visita e comentário lá no blog.
    Ainda não li os livros, mas já vi o filme 4 amigas e um jeans viajante e gostei bastante.
    adorei a indicação
    bjos

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li os livros, mas vi os dois filmes e AMEI! *-*

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  9. Eu concordo com vc! Tem livro realmente boms por ai q por serem "Velhos" acabam esquecidos ;(
    Eu vi os dois filmes e adorei os dois!
    Adoraria ler os livros mas como vc falou nunca entra em promo rs
    Mas assim q puder eu compro ^^

    Pois é os personagens de hj em dia aceitam na boa essas loucuras de vampiros rs

    Tem post novo lá no blog, quer ler?
    http://falleninme.blogspot.com/ Desde já obrigada!

    -PatyScarcella

    ResponderExcluir
  10. Ah, eu gosto de capas com cenas de filme, quer dizer, tem uns que eu não gosto muito, mas os de romance são os melhores assim.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  11. eu leio boas recomendações sobre essa série a eras e nunca sequer procurei pra ler! sinto muita vontade, mas sempre deixo de lado :P

    ResponderExcluir
  12. Genial a ideia de indicar livros. Tem muita coisa boa por aí, desde os mais recentes como os antigões, como essa série que você indicou. Parabéns pela iniciativa!

    Jean Corrêa
    Blogueiro de www.prosadecrente.blogspot.com
    Colunista de www.leideanediniz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Acho que já assisti um dos filmes e gostei! Os livros devem ser muito bons :)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Bah um monte de gente fala dos livros mas nunca tive muita vontade sabia??? E o filme eu fui ver e acabei dormindo kkkkk.

    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Ahh eu adoro os filmes, adoro as atrizes!
    Realmente quase não vejo as pessoas comentando deles pela blogosfera!
    Os livros da Rocco são caros hahaha
    Poderiam lançar o filme do último.. 10 anos depois seria legal..

    Adoro a Lena e o grego <3 haha

    beijos e um ótimo feriado pra você
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir

Postar um comentário