Antes daquele livro

19 de abril de 2012

Não li livro algum na última semana, a única coisa que fiz foi desenhar e cheguei ao ponto de dormir enquanto desenhava. Como eu não tive tempo para fazer o post que eu queria, resolvi falar um pouco sobre como o livro entrou na minha vida. Parece bobagem, mas tenho pensado sobre isso pois estou cercada de pessoas que não gostam de ler e em outros momentos me deparo com diversos blogs onde o que mais leio é: "amo os livros desde que me entendo por gente" e eu não sei se coro as bochechas ou franzo o cenho.
Afinal, o Brasil não é um país de leitores assíduos, eu mesma demorei para gostar de ler e me sinto envergonhada sempre que leio algo do gênero.

Quando eu era criança até lia aqueles contos de fada e achava o máximo, mas nada além disso. Depois começaram os livros obrigatórios do colégio e eles eram minha tortura, pois eu não conseguia lê-los. Pedia para alguém me contar a história resumidamente antes da prova e tudo corria bem, até o dia quando eu estava com meus 12 ou 13 anos e pediram (obrigaram) para ler o livro Depois daquela viagem da Valéria Piassa Polizzi e eu simplesmente adorei a sinopse e devorei o livro em uma tarde e foi assim que ouvi sininhos e passei a amar os livros. Logicamente eu não lia qualquer livro no começo, mas com o tempo consegui ler os tais livros que eu considerava chato.

Para quem não leu e nem mesmo sabe que livro é esse, a Valéria conta quando e como contraiu o vírus da AIDS aos 16 anos, o que ela sentiu e fez após a descoberta e hoje, em 2012, ela ainda continua viva e fazendo palestras sobre o assunto.

Ainda assim sou contra leituras obrigatórias, pois elas não incentivam a leitura. Acredito que a leitura não deva ser uma obrigação, quando ela é perde-se totalmente o sentido de se divertir, passar o tempo ou aprender.
Queria poder fazer alguma coisa para incentivar de verdade a leitura, mas não é tarefa fácil. Falar os prós dos livros não é o suficiente para não leitores começarem a ler. Já indiquei vários livros para amigos na esperança deles se interessarem e mesmo assim não deu certo e isso é muito frustrante.


Já que eu não consigo fazer um post sequer sem uma "curiosidade", vou dizer o que muitos já devem ter ouvido falar: O Brasil é um dos países com o melhor tratamento para a AIDS e mais de 95% dos portadores do vírus tem acesso ao tratamento oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) gratuitamente, de acordo com esse site. Porém não é nenhuma mil maravilhas pelo que diz esse outro site.


E você, gosta de ler a quanto tempo? Algum livro marcou esse momento?


Observação: O último post foi a última vez que não coloquei algum link de onde consegui a informação do que estou dizendo, pois odeio passar informação errada. Quando eu tiver mais tempo vou tentar conversar com alguém que entenda mesmo do assunto, mas nos diversos sites que pesquisei para fazer o post falavam sim que a linguagem dos sinais não é universal.
Libras = Linguagem Brasileira de Sinais

24 comentários:

  1. Bem interessante esse livro, aborda um tema que tem crescido bastante. Bem, eu não lembro exatamente quando comecei de fato a gostar de ler, mas me recordo de momentos quando criança, lendo livros infantis. Mas teve um que marcou muito minha adolescencia, o livro: Para tão longo Amor.

    E concordo, leitura obrigatoria, não faz ninguém se interessar, o livro literalmente tem que te chamar para voce gostar, rsrs.

    Bjs

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  2. Você não é a unica
    Eu só fui me apaixonar pela leitura a poucos anos
    E fui ficar viciada mesmo depois q sai do ensino medio
    Mas o importante é ler, antes tarde do que nunca

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Raquel!
    Adorei seu post, bacana como começou a ler. E também achei interessante a história central desse livro, vou procurar mais.
    Gostei tanto do post, que acho que irei fazer algum parecido lá no blog ;) JALJDLKA posso?
    Detesto também leituras obrigatórias, elas só estragam o prazer de ler.

    Beijos, Kamila
    http://vicio-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Raquel!
    O primeiro livro que me marcou e deu esse "estalo" para o mundo da leitura foi Harry Potter. Eu estava na sétima série e a minha professora de matemática começou a contar a história do bruxinho pra gente na hora do recreio. Eu lembro que fiquei fascinada e praticamente tive uma síncope quando no final do ano ela presenteou cada aluno da sala com o primeiro livro da série. Tenho esse livro aqui na estante com uma dedicatória dela. ♥
    Não conhecia esse livro da Valéria Piassa, mas deve ter sido muito difícil para ela descobrir que contraiu o vírus da aids tão novinha assim. =/
    Adorei conhecer o seu blog e vou passar mais vezes por aqui. ;)
    Beijos!

    p.s: sobre o livro Sou Louco por Você, eu ainda não vi o filme mas acho que é bem diferente. A Gin é uma fofa! A Babi se afastou da Pallina pq não curtia mais a companhia dela. =/

    ResponderExcluir
  5. Nossa, é sempre bom pensar em como algo começou, comigo foi algo meio clichê pois passei a amar livros depois de ler Harry Potter, mas tá valendo né?

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  6. Oi Raquel,

    Eu sempre fui uma pessoa estudiosa desde pequena, e na minha escola sempre teve biblioteca e livros que poderiamos pegar para ler em casa e tinha também feiras de livros e acho que foi isso que me incentivou a ler, já que meus pais nem meus irmãos gostam de ler. Concordo com você, livros obrigatórios, até para mim que gosto de ler, é uma tortura para lê-los, não me admira muito que as pessoas da minha classe não goste de ler. Leitura obrigatória não incentiva a leitura e sim faz as pessoas que não gostarem, gostarem menos ainda.

    Beijos
    Sonhos de Garota

    ResponderExcluir
  7. Ah, eu já li e me apaixonei! Foi um dos primeiros livros que despertaram meu amor pela leitura. Li quando tinha uns 13 anos. Peguei emprestado na biblioteca do meu colégio. Eu li bem rapidinho e adorei. Beijos e um ótimo feriado!

    Coisas Fúteis

    ResponderExcluir
  8. Olá Raquel!
    Gostaria de agradecer pela sua visita lá no meu blog, adorei o seu comentário. Adorei o seu post e também sou contra a leitura por obrigação tudo feito por obrigação não é bom e ler é muito prazeroso, nem consigo imaginar a minha vida sem os livros; gostaria muito que o Brasil fosse um país de mais leitores ainda há muitas pessoas que me olham torto por gostar tanto de ler e isso me deixa triste.
    Eu também gostaria de fazer algo para incentivar a leitura, acho que o meu trabalho de conclusão de curso vai ser sobre esse tema.
    Adorei o seu blog e já sou seguidora.
    beijos.
    Rafa Vieira
    http://fascinadaporhistorias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Acho que o Brasil vem tendo mais leitores ativos do que no passado.
    Antigamente isso não existia muito entre os adolescentes, mas os blogs, o jovens, adultos, idosos e crianças vem crescendo cada vez mais. Isso me alegra muito!
    Adorei seu blog e já estou seguindo.
    Obrigado pela passadinha no meu cantinho ^^
    Novo post no meu cantinho, passa lá?
    manuscritodecabeceira.blogspot.com
    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. gosto de ler antes mesmo de poder me lembrar disso. livros sempre foram muito presentes na minha vida - na escolinha que estudei, que incentivava muito à leitura e em casa, que tem mais livros do que posso contar ou chegar a ler um dia (mesmo que viva 300 anos).
    enfim, eu sou a favor de leituras obrigatórias. quem não gosta de ler provavelmente sequer pegará um livro para fazê-lo e, ocasionalmente, alguem pode se encantar com um livro passado por um professor. acho que introduzir livros mais leves, só que de temas adultos (como esse daí) é uma ótima maneira. linkar livros muito lidos por adolescentes com outros de melhor conteúdo também pode fazer muito bem - crepúsculo, por exemplo, pode levar à um interesse em jane austen ou nas irmãs brontë.

    ResponderExcluir
  11. Minha mãe incentivou muito a leitura com seu primeiro filho, meu irmão mais velho, mas ele nunca se interessou muito. Quando eu nasci, cresci, ela nunca me comprava livros, mas deixava os do meu irmão no meu quarto. Algo como: se quiser ler, está aí, se não quiser...
    Eu gostava de conto de fadas, dos livrinhos da Disney, de histórias em quadrinho! A turma da Monica sempre foi meu motivo de felicidade nas tardes que ninguém queria brincar. Mas não era uma paixão, era um hobbie. Depois dos 7 anos, só fui voltar a ler com uns 12, uns livros mais levinhos e bobos, tipo Thalita Rebouças. Foi aí que comecei a comprar livros sempre que me interessava por um e comecei minha pequena estante. :)
    Post muito fofo!

    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Ei Raquel!

    Eu sou uma dessas pessoas que ama livros desde que me se conhece por gente rs É porque desde que eu era pequeninha, quando tinha 5 anos e aprendi a ler, minha mãe sempre incentivou a leitura. Eu lembro que eu AMAVA ir ao shopping, e não tinha uma única vez que minha mãe não me levasse para a livraria do shopping. Eu sentava lá e ficava horas folheando os livros. (Era bom porque tinha o espaço das crianças, então tinha cadeirinhas e mesinhas e o chão era acolchoado e eu podia ficar a vontade. E além do mais, nenhuma vendedora iria tirar o livro da mão de uma pobre menininha u.u kkkkkkkkkkkk).
    Então eu acho que esse hábito de ler "vem de berço" mesmo. Porque se não fosse minha mãe eu demoraria bem mais para amar os livros como amo. Mas eu só comecei a colecionar livros mesmo depois da Saga Crepúsculo, porque depois que li os quatro livros nunca mais parei de comprar kkkkkkkkk
    Nossa, bem interessante a história de "Depois daquela viagem" mesmo. Eu acho legal histórias de superação.
    Quanto a obrigatoriedade de livros na escola...Bom, eu não sei bem o que pensar sobre esse fato. Porque ao mesmo tempo em que eu acho que isso de forma alguma é um incentivo à leitura (porque eu mesma odeio alguns livros que tenho que ler), eu também acho essencial conhecermos essas histórias. Porque são literatura, fazem parte de movimentos literários que aconteceram. Mas o errado mesmo é essa imagem que as escolas querem passar de que estão incentivando a leitura!

    Bjoos'
    Lets

    ResponderExcluir
  13. Hay!! :)
    Ameeei seu post... é tão quando um livro vira favorito né!? Um livro que me marcou muito Um Leão em Família, é livro tão tosco, mais foi meu primeiro livro, li ele assim como vc para escola e depois disso não parei de ler. Outro li que me marcou muito foi Marley e Eu.
    Concordo com vc que o Brasil não é país com leitores assíduos mais isso pode mudar ainda. Né?! Eu com meu blog já to levando muita gente pra mundo do livros. É tão bom qdo isso acontece.
    Beijos
    Sucesso com o blog
    Brubs-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  14. Pelo menos nisso o Brasil é bom, e que continue assim

    @littlepistols
    http://portifoliodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Não é uma chata não, eu também acho que os livros da L.J. Smith não sejam lá aquelas coisas. Círculo Secreto foi o que me decepcionou, tanto na série quanto o livro.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  16. enfim, te respondi no blog, mas caso a resposta não for pro teu email: obrigada pela indicação do site! adorei as receitas, e tem uma de cookies lá que tô louca pra testar haha favoritos já :D

    ResponderExcluir
  17. Hey Raquel
    Adoro seus posts!
    Ih esse foi o primeiro livro que quando cheguei a adolescência.
    E foi para a escola também, acho que li duas vezes e foi emprestado.
    Ainda quero ele, Valéria é um exemplo..

    beijos e uma ótima terça.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  18. Oi Raquel,
    Amei o post de como você começou a ler.
    Pelo que me lembro eu comecei na 8º série (faz tanto tempo) HAHAH

    Beijão

    ResponderExcluir
  19. Que post lindo. Sempre fico com um pé atrás quando alguém fala pra mim que ama ler. Na verdade sempre gostei dos livros que me "obrigavam" a ler na escola, minha mãe que era minha professora então ela me ensinava de um jeito bem divertido a ler. Amei o post.

    bjs Mirella, http://cheirolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Ameei seu post! Adoro quando as pessoas contam um pouco sobre sua vida e sua história, e adorei ler sobre o início do seu amor por livros!

    Concordo contiigo, quando a gente lê livros por obrigação, aí sim que nuunca vai curtir ler de verdade...acho isso ridículo nas escolas! =/

    Beeijo fofa!
    http://blogmymemories.tk

    ResponderExcluir
  21. Acho que a escola deveria incentivar a leitura levando os alunos às bibliotecas e não obrigando-os a ler, pois isso sim, como você disse, faz com que ele não tome nunca gosto pela leitura.
    Poxa, eu comecei a ler como você... Nunca fui leitura assídua ou nerd como a maioria dos blogueiros. Comecei a ler no ano passado, aos meus doze anos...
    Agora em questão a esse livro da Valéria, é realmente muito bom! Li ele no comecinho do ano passado e fiquei impressionada com a história! Super motivador! ;)



    Beijinhos, Amanda Cristina.
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  22. Ah, eu também demorei a começar a ler mesmo. Quando vejo pessoas dizendo que lêem Agatha Christie ou Jane Austen desde pequena por causa dos pais, até sinto uma ponta de invejinha, pois em casa não foi assim. Assim como você, eu lia livros de contos de fadas, alguns outros de contos infantis, enfim. O primeiro livro que li mesmo e me fez amar literatura em si, foi Memórias Póstumas de Brás Cubas, que era obrigatório para o vestibular, mas não na época que eu o li, eu só decidi lê-lo por causa das aulas de literatura do ensino médio, e me vi fascinada e me divertindo lendo Machado de Assis! Isso com 13/14 anos, eu acho. E daí comecei a me apaixonar por Literatura do colegial e depois pelos livros que vemos por aí ><
    Enfim, até me interessei por esse livro que você cita no post, a história com certeza é interessante.

    Beijos ><
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  23. Nossa, fiquei tão feliz com o seu comentário me desejando parabéns! Não importa que só tenhamos trocado alguns comentários, me sinto próxima de você de alguma forma. Talvez pelos interesses e tudo o mais, é muito bom fazer amizades na blogosfera. Muito bom mesmo!

    Muito obrigada por sempre estar presente lá no Tudo Tem Refrão. Eu realmente adoro o Tourner la Page, sempre digo isso.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  24. Oi, Raquel!
    Também sou contra a leitura obrigatória, acredito que esse seja um dos fatores que fazem com que, no Brasil, a maioria não goste de ler. Não comecei a ler desde que eu me conheço por gente, mas sempre tive uma certa afinidade pela leitura, mesmo que de gibis ou algo relacionado.
    Entretanto, acho que, comparando com os meus amigos e colegas de sala da época, eu me interessei cedo pela leitura, começando com livros como Harry Potter, mas odiava ter que ler algo de Machado de Assis ou algum livro com uma linguagem mais sofisticada, digamos assim.
    E daí as coisas ficaram mais intensas, uns 4 anos pra cá, quando passei a pesquisar outros autores, além da J.K., procurar outros livros, assuntos e comecei a minha coleção que, antes, ficava no meu guarda-roupa, mas cresceu tanto que no final do ano retrasado ganhei minha estante! E no ano passado resolvi criar o blog, acho fascinante essa experiência que nós, blogueiros temos, de dividir os nossos sentimentos ao ler tal livro, como ele mexeu conosco e de que maneira mudou a nossa vida.

    Beijos,
    Bianca - www.epilogosefinais.co.cc

    ResponderExcluir

Postar um comentário