Antes de Morrer, Jenny Downham

28 de abril de 2012

Título: Antes de Morrer
Autora: Jenny Downham
Editora: Agir
Número de páginas: 289


Tessa Scott tem 16 anos e os mesmos desejos e inseguranças da outras meninas de sua idade. No entanto, numa época em que deveria descobrir aos poucos o mundo adulto, sente que corre contra o relógio. Ela tem leucemia e experimenta a dura realidade de enfrentar a proximidade da morte, quando ainda se é tão jovem. Por mais que tente agir como as outras garotas, Tessa se sente cada vez mais longe dos seus sonhos: apaixonar-se, ter filhos, viajar pelo mundo. Com o agravamento de sua fraqueza física e a perda de esperança dos médicos no prolongamento de seu tratamento, Tessa só vê uma saída: viver o mais intensamente possível.
Em busca do tempo que se esgota, ela inicia um pequeno projeto: organiza uma lista com as dez coisas mas importantes que gostaria de fazer antes de morrer. A primeira transa, infringir alguma lei e aprender a dirigir compõem a lista de desejos a serem cumpridos.
Mesmo consciente de seu corpo debilitado, efêmero, Tessa quer viver mais do que tudo, quer abraçar o mundo e ao mesmo tempo ser eterna, e para isso vai testar todos os seus limites. Logo verá que essas experiências podem ser frustrantes, ou magoar aqueles que mais ama, deixando marcas profundas em sua família e em seus amigos: seu pai, que se dedica inteiramente à filha; seu irmão Cal, que sofre com cada piora do estado de saúde de sua irmã; sua mãe, que havia deixado a família quando Tessa tinha 11 anos; e Zoey, sua melhor amiga. Personagens tão humanos em suas fraquezas e grandezas, tão frágeis diante da dor e da perda, tão reais e comuns.


Esse definitivamente foi um dos livros em que mais senti dificuldade para ler. Não por ter uma escrita difícil ou uma história pouco envolvente, muito pelo contrário, me envolvi e refleti muito ao ler o livro.
Comecei a leitura em fevereiro e desde o começo lágrimas e mais lágrimas foram arrancadas de mim e por esse motivo eu deixava a leitura por um tempo. Talvez eu seja emotiva demais ou esteja num momento mais propenso a isso, mas ele realmente mexeu comigo.

Nunca pensei muito no assunto, em morrer e em deixar tudo aqui, entretanto durante a leitura isso mudou. Comecei a pensar o que eu gostaria de fazer antes de morrer e do que sentirei falta quando eu não estiver mais aqui. Ver o pôr-do-sol na praia, andar de bicicleta, desenhar, procurar novas receitas para cozinhar com a minha mãe, enfim, uma infinidade de coisas.
E isso realmente não é nada legal e agradável. É óbvio que todos vamos morrer, mas quando não sabemos como e quando, não passamos tanto tempo pensando no assunto. Agora imagine se você já tem um diagnóstico de uma doença incurável e se encontra em estado terminal! É compreensível a rebeldia e raiva de Tessa, uma jovem de 16 anos que desde os 12 anos convive com a dura realidade de ter um tipo raro de leucemia. Ela nunca vai ser adulta, se formar no colégio, casar, ter filhos, viajar pelo mundo... Em meio a todos esses pensamentos, de tudo que ela vai perder e deixar de fazer por morrer tão jovem, é que ela cria uma lista de 10 coisas que gostaria de fazer antes de morrer. Ao longo do livro os itens da lista vão sendo realizados e a cada item riscado me dava um aperto no coração, pois eu pensava: "Será que ela vai ter tempo para o próximo item?", afinal, foi uma corrida contra o tempo.

Só nas primeiras páginas que fiquei sem paciência com a Tessa, a achando muito reclamona. Mas como assim? Não é o esperado, que ela fique com raiva de tudo e todos? Cheguei a conclusão de que sim quando comecei a me imaginar no lugar dela. Só acho que determinadas atitudes foram extremamente estúpidas e desnecessárias, tais como roubar e usar drogas. Afinal, acho sem propósito ir contra a lei de diversas maneiras por estar doente.

O irmão dela, Cal, me conquistou com seus truques de mágica e sua força para lidar com o fato de que sua irmã mais velha morreria em breve, apesar de ainda ser uma criança. Já a mãe dela, eu achei um tanto desprezível, é difícil aceitar uma mãe que abadona os filhos por causa de um homem e quando regressa quase não participa da vida deles. Também não gostei da amiga dela, Zoey, que no começo deixa claro não ter paciência e nem vontade de ajudá-la com a lista, apesar de ter concordado em fazê-lo. No decorrer da história ela muda bastante, mas ainda assim não me convenceu. Porém um personagem marcante é o Adam, que é muito fofo. Me arrisco a dizer que, talvez, seja um dos personagens que mais gostei de todos os livros que li. Além dele não ser forçado, não é aquela velha história de garoto popular que se apaixona por menina doente/feia/excluída ou qualquer coisa do gênero. Em diversos momentos Zoey dizia para Tessa: "Aposto que se você não estivesse doente, não beijaria o Adam, ele é muito feio.", mas eu não consegui imaginá-lo feio.

Os momentos que Tessa passou com Adam me emocionaram bastante e com o Cal também, mas nada supera o relacionamento dela com o pai. Sou muito apegada ao meu pai e ler uma história onde o pai faz tudo que está ao seu alcance pela filha e ver o sofrimento dele quando a vida de Tessa estava chegando ao fim me emocionou ainda mais. As recomendações que ela escreve para o pai foram o ápice da minha tristeza, com certeza.

Um livro narrado em primeira pessoa, onde podemos ter uma ideia de como é a vida das várias Tessas que existem no mundo. Não me arrependi de ter lido, apesar da tristeza que senti, mas se você tiver interesse em ler o livro e está sensível no momento, talvez seja melhor deixar para depois, pois não tem como não se emocionar com o livro, a não ser que você tenha um coração de pedra.


"(...) Me recordei rapidamente de todas as pessoas e coisas que perdi por ainda não estar preparada para elas, ou por ainda ter muita curiosidade de mundo e dificuldade em ser permanente...
Recordei de amigos e parentes distantes, aqueles que eu sempre deixo pra depois porque moram muito longe ou acabaram se tornando pessoas muito diferentes de mim, sempre penso “mês que vem faço contato com eles”. E se não tiver mês que vem?..." Tati Bernardi

24 comentários:

  1. Aii Raquel, suas resenhas são tão boas que é impossível não ficar doidinha para ler os livros! rs

    Fiquei super interessada nesse... Parece-me ser um livro muito emocionante mesmo e que só os fortes corações aguentam! Marquei na minha lista de desejados, mas ainda espero amadurecer um pouquinho para ter coragem de ler.



    Beijinhos, Amanda Cristina.
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  2. Adoro suas resenhas! Foge muito do padrão resenha + mini comentário vigente :)
    Enfim, eu acho que meio que 'piraria' se estivesse doente também. Deve ser difícil saber que você tem 'prazo de validade"...
    O livro me interessou por parecer lidar com o câncer de um modo não-Nicolas Sparks, digamos assim - ou seja, de forma séria. Se tiver a oportunidade, lerei :)

    ResponderExcluir
  3. De vez em quando eu gosto de ler livros assim, tenho certeza que choraria horrores.
    Achei a historia bem bonita, imagino que deva mexer mesmo com os sentimentos.
    Já esta na minha lista.

    ResponderExcluir
  4. Olá Raquel!
    Tenho nervos fracos para livros tristes, eles me afetam de uma maneira que me deixa muito angustiada e eu choro durante toda a leitura; o sofrimento dos personagens me afeta muito por isso eu costumo fugir de livros assim, mas sua resenha me deixou muito curiosa e senti vontade de ler o livro. :D
    Adorei a resenha!
    beijos.

    Rafa Vieira
    http://fascinadaporhistorias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Não me chamou muita atenção
    Para começar o fato da leitura ser dificil
    E esse tema não me atrai no momento, estou precisando de coisas alegres agora

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olha, confesso que apesar de gostar de drama, eu não gosto de ler, pois tenho que segurar o choro, sou uma manteiga derretida, rsrs, li sua resenha com o coração na mão, nossa que tristeza, imagino como vc ficou ao ler.

    Bjs

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  7. Primeira coisa que eu tenho que dizer: apesar de eu gostar muito desse estilo de livro, não estou em um bom momento para lê-lo. :/
    Estou dando um tempo de livros carregados demais. AUSHAHUS

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  8. Oii Floor
    Eu amo livros que mexem como o nosso lado emocional, livro carregados de emoções e tals...
    Acho que deixa a leitura mais gostosa. Não conhecia esse livro, mais me interessei de cara ao ler sua resenha, super bem feita, parabéns
    irei incluir em minha lista de desejados. ^^
    Beijoos
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  9. Ei Raquel!

    Nossa, meu olho encheu de lágrima. Sério, eu fico imaginando a situação, me coloquei no lugar da personagem... Minha mãe já teve câncer, e pensar que um dia ela tinha que conviver com a realidade de que poderia não passar por aquilo, mexe bastante comigo.
    Nunca tinha ouvido falar no livro, mas este é o tipo de livro que eu passaria na frente de qualquer outro. Acho tão válido lermos coisas que acrescentarão algo de verdade nas nossas vidas!
    Não gosto de julgar, mas acho que se fosse comigo eu não sairia por aí usando drogas e cometendo crimes, igual a Tessa fez rs Sério, acho que eu ia querer fazer tudo que eu mais gosto, passar o maior tempo possível com as pessoas que amo, e tentar ser feliz...
    Mas é mesmo difícil imaginar que você não vai crescer, não vai fazer uma faculdade, não vai ao menos poder cogitar ser mãe (embora eu não queira filhos, Deus me livre se essa possibilidade me fosse tirada assim, bruscamente)...
    Enfim, me emocionei mesmo rs Sou emotiva e sentimental em qualquer época da minha vida, mesmo nas fases em que estou mais forte, sou uma manteiga derretida. Então acho melhor eu ler esse livro com uma caixa de lenços do lado kkkkkkkkk

    Bjoos'
    Lets

    ResponderExcluir
  10. Oi querida, tudo bem?
    Eu simplesmente amei a sua resenha, e apesar de não ser o tipo de livro que eu leria, eu fiquei curiosa HAHAH

    Ah! Assim que remarcar o evento, eu te aviso. Ok! (:

    Beijos,
    Marina Gattuso
    http://marinahgattuso.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu não posso ler esse livro agora :X Estou mesmo num momento em que me emociono fácil, mas livros que mexem com meu emocional,me fazem refletir ou que me fazem identificar-me com várias partes dele, com certeza me interessam.

    Bela resenha viu.
    Beijos ><
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  12. Nossa, me emocionei com a história desse livro porque é exatamente o que eu tenho mais medo: ter uma doença degenerativa! É terrível essa sensação de que a qualquer momento a gente vai morrer,e se isso acontecesse comigo eu tbm iria querer viver intensamente...é claro que eu não gostaria de 'surtar geral' e infringir leis néam..rsrs

    Beeijo!
    http://www.blogmymemories.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Raquel !
    Nossa, esse livro parece ser tão emocionante... Adorei a sua resenha, mais infelizmente eu sou muito chorona! Então não seria uma boa leitura para mim, pelo menos não agora. hihi :)
    Mais quem sabe um dia.

    Adorei seu blog , Muito Lindo.
    Beijos.
    Wanessa// Cantinhodelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Gostei da postagem, eu nunca tinha visto esse livro, ainda.

    Já seguindo o blog! Convido para seguir:
    eternamente-princesa.blogspot.com

    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Eu nunca li uma resenha como essa, principalmente começando assim... dizendo que a dificuldade foi por causa do envolvimento com o livro. Achei isso fantástico. Você mostrou seu dom nesta resenha. Eu imagino a tristeza que sentiu e acho que não estou preparada para ler esse livro.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  16. Gente, só pela sinopse já achei que o livro fosse difícil de ser lido (sou uma pessoa extremamente sensível e emotiva), mas depois dessa sua resenha.. BAM! achei que seria mais difícil ainda. Deve ser um livro ótimo e minha vontade para lê-lo só aumentou, mesmo sabendo que provavelmente irei chorar do começo ao fim, mas ok. Obrigada por compartilhar essa história com a gente!

    Beijos!!
    http://livrosnacabeca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Raquel, eu imagino quanto deve ter sido difícil a leitura desse livro, ainda mais porque eu quase chorei só de ler sua resenha. Também sou emotiva demais, mas acho que são as pequenas coisas da vida, aquelas que a gente só para para pensar às vezes, é que realmente nos tocam e nos mudam. Resenha linda.

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi Raquel!
    Nossa, acho que eu ia chorar muito lendo esse livro! Parece ser emocionante demais.
    Não sei se leria o livro, mas adorei sua resenha.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  19. Ah eu fico deprê qndo leio esses tipos de histórias.
    Fico um bom tempo pensando e refletindo, mas a resenha me deixou curiosa para ler.
    manuscritodecabeceira.blogspot.com
    Bjs.

    ResponderExcluir
  20. Você é a primeira pessoa que conheço que não é fanática por alguma coisa e eu achei isso super diferente, é claro que não vou te xingar, cada um tem a sua opinião e todos temos que respeitar isso ;x

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  21. Poxa, que lindo. Já fiquei tocada com a resenha. Olha, vou confessar, não sou muito de chorar lendo livro não, mas esse livro paraecer ser especialista em mudar isso, me encantei. Eu fico bem pirada com essas lições de vida e morte, talvez eu surte com livro, mas parece valer bem a pena ;) Resenha divina, bjs.

    Mih - CheiroLivros.com

    ResponderExcluir
  22. Oie Raquel!

    Que linda a sua resenha! Fique bastante emocionada.
    O livro parece ser muito bonito mesmo, mas estou fugindo de livros que me deixem meio deprê rs...

    Parabéns pela resenha!

    bjus

    anereis.

    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  23. Estou quase saindo de Cidade de Vidro, encerrando Os Instrumentos Mortais e no momento o que mais quero são livro alegres, que me façam rir e não chorar. A tua resenha ficou muito boa; foi a primeira que li e simplesmente me deixou encantada... Não quero esse tipo de livro por agora, mas já o coloquei na minha lista de leitura, pretendo lê-lo mai pra frente!

    Beijokas,
    Gislaine
    {Atualizado: http://jeito-inedito.blogspot.com}
    Ah, seguindo aqui!! ;)

    ResponderExcluir
  24. Hey
    Adorei a resenha, sou bem curiosa em relação a esse livro
    Vishe a menina é reclamona, não gosto muito não.

    Esse livro parece emocionar :(

    Vai ter o filme né com a Dakota Fanning... creio que devo assistir antes.

    beijos e uma ótima quarta
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir

Postar um comentário