Série: Switched at Birth

10 de abril de 2012

Essa série estreou em junho de 2011 e atualmente está em seus últimos episódios da 1ª temporada no canal ABC Family. No Brasil a série estreou em novembro no canal Sony Spin.


Bay Kennishe e Daphne Vasquez, ambas as garotas tem 16 anos quando descobrem o impensável: elas foram trocadas, no hospital, ao nascer. Bay cresceu em uma família rica, com o carinho e atenção de John e Kathryn ao lado do irmão mais velho, Toby. Porém ela sempre se sentiu intrigada em relação a sua família, se achando diferente deles, não somente fisicamente mas também quanto ao modo de pensar e agir em determinadas situações. Após uma aula de biologia ela descobre ser impossível ter o tipo sanguíneo que tem comparado ao tipo sanguíneo dos pais e então tudo começa, pois eles decidem descobrir o que há de errado e após constatarem que Bay de fato não é sua filha biológica, entram em contato com o hospital em busca da verdade, descobrindo a troca. Para a família de Daphne o choque foi ainda maior, ou talvez não. Daphne cresceu em uma família pobre ao lado da mãe solteira, Regina, e a avó e quando criança teve meningite que causou a perda da sua audição.

Após as duas famílias se encontrarem começa um dos maiores conflitos: o que eles farão? Elas trocarão de casa, de família, como se tudo no passado não mais existisse? Então eles chegam a conclusão de que as duas famílias precisam se juntar, pensando no bem de Bay e Daphne, concordando em morar na mesma casa. Nem preciso dizer que em consequência surgirá muita confusão e reviravoltas, não é?
Também conhecemos outros personagens, dentre eles o Emmett, melhor amigo de infância da Daphne, que é um fofo! Já o irmão da Bay e seu melhor amigo são bem engraçados e se metem em várias confusões.


Além da série abordar um assunto tão complicado quanto a troca de recém-nascidos em hospitais, e sim, isso acontece de verdade em todo o mundo, também retrata as dificuldades que os deficientes auditivos enfrentam todos os dias em suas vidas quando precisam lidar com pessoas que escutam em uma sociedade que descarta as diferenças.
Achei muito interessante a abordagem, apesar de imaginar as dificuldades em não escutar e precisar viver em um lugar onde a maioria pode ouvir, nunca conheci um surdo e então não tinha a menor ideia do que eles realmente pensam e sentem. Apesar de ser apenas uma série da para ter uma boa ideia das dificuldades e frustrações. É demonstrado o problema de comunicação entre um ouvinte e um surdo e apesar de ser óbvio, nunca pensei que eles pudessem se sentir frustrados por isso. Os pré conceitos também estão presentes e além disso é retratado a falta de paciência em lojas e restaurantes para atender apressadamente alguém que não consegue escutar e muitas vezes falar.

Acho que falta muita coisa nas pessoas, não somente preparo para atender, mas principalmente se importar com o próximo. Ninguém precisa fazer curso de linguagem dos sinais para pelo menos dar tempo para o outro tentar se comunicar. Da mesma forma que não adianta calçadas com rebaixamentos para cadeirantes e simplesmente o semáforo fechar e abrir em questão de 20 segundos. Bom senso e respeito, é o que claramente falta na nossa sociedade.


Tenho certeza que o interesse em aprender libras aumentou não somente em mim, mas em muitos telespectadores, pois cheguei a ler comentários numa comunidade da série falando sobre o assunto. Mas uma coisa eu achei bem curiosa, sempre achei que os sinais fossem os mesmos aqui no Brasil e no restante do mundo, mas não são e isso certamente dificulta ainda mais a comunicação.




Curiosidade: os atores que interpretam Emmett e a sua mãe são realmente surdos e a atriz que interpreta Daphne praticamente não escuta devido a uma doença.

19 comentários:

  1. Outra serie que não conhecia, mas amei a indicação
    E tenho que assisti alguns trailers para saber mais, já que é uma serie, precisamos ve os personagens atuando

    Seguindo aqui *

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha ouvido falar dessa série, mas adorei a indicação...
    Com certeza vou procurar assistir aos epsódios =]

    Beijos.
    #Resenha falada.

    ResponderExcluir
  3. Comecei a assistir essa série, e assisti até o 18° ep, depois ela caiu no esquecimento pra mim. Eu até gostava, mas sei lá, de repente a história me cansou e parei de ver.

    Jessica
    http://coresocultas.blogspot.com.br
    @CoresOcultas

    ResponderExcluir
  4. libras e uma lingua universal sim eu sei algumas palavras e ja conheci deficientes auditivos e sei que no começo e um pouco dificil mas as poucos as pessoas vao se adpatando a eles e eles as outras pessoas

    ResponderExcluir
  5. Nunca tinha ouvido fala dessa série também, mas achei interessante, logo no começo quando li que a série aborda troca de bebês, e depois os problemas enfrentados por deficientes auditivos, não sei se daria para eu ver, acompanho várias outras séries, mas quando tiver um tempinho, com certeza vou procurar ver ;}

    Gostei do seu blog, dei uma olhada nos posts anteriores, muito interessantes. E ainda vi blogueiras conhecidas minhas seguindo aqui, já é uma ótima referência. rs Enfim, estou seguindo ;}

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Essa série está na minha listinha de QUERO VER. AUHAUAUUAUUAUAUHUA. Nossa, eu tb nao sabia que os sinais eram diferentes, como as línguas, eu realmente achava que era internacional. Acho seus posts tão maravilhosos, sempre cheios de informações úteis. Infelizmente não vou poder ver a série por agora porque ja estou cheia de séries para me atualizar.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  7. Eu assisti os dois primeiros episódios.
    Mas depois não vi porque continuar.
    Não gostei muito.
    Ótima Semana.
    Te espero no meu blog.
    Beijos.
    Mariana - World of Tori Vega.

    ResponderExcluir
  8. Bem diferente essa serie, e mais uma que eu não conhecia, rsrs. Estou muito por fora, rsrs.

    Bjs

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  9. Caramba, já ouvi tanta gente falando dessa série, tô com super preguiça de baixar e nem sonho acompanhar pela tv pq já tá no 451365755 ep ¬¬ Nunca imaginei que os sinais eram diferentes :O se eu já achava difícil agora nem sei mais o que se chama. Muito legal o seriado abordar esses temas.

    ResponderExcluir
  10. Eu vi o pilot dessa série e eu gostei MUITO! Pena que não tenho tempo de ver o resto. :/

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  11. AAh,já ouvi falar dessa série,mas nunca assisti! Parece ser bem boa,a história é diferente de tudo que já ouvi! XD

    Beeijos
    http://blogmymemories.tk

    ResponderExcluir
  12. Ah, não acredito, sua cachorra ganhou uma rifa? Acho que isso é bem o tipo de coisa que pode acontecer aqui em casa, do jueito que tudo aqui é meio louco. Eu ri muito com isso. UAHUAAUHAHUA Imaginei a cena da descoberta da ganhadora da rifa. UAUHAUAUUAUAU

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  13. Eu morro de vontade de assistir séries assim... Nunca acompanhei uma de verdade, pois não acho tempo e na maioria das vezes, esqueço o horário, rs
    Enfim, gostei bastante da sinopse de Switched At Birth! Se eu me comprometesse a assistir, acompanharia pois me chamou a atenção... :P
    Seu blog é uma fofura! Estou seguindo aqui! :)



    Beijinhos, Amanda Cristina.
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  14. ADORO séries, mas essa eu não conhecia ... atualmente eu acompanho 6/7 séries HAHAHAHA
    Vou procurar essa também (:
    E vamos ao encontro sim, vai ser legal.

    Beijos
    marinahgattuso.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. não vi essa serie ainda, parece legal =)

    http://himi-tsu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia essa série ainda, mas a história me chamou atenção, eu to com vontade de assistir agora, acho até que vou baixar o primeiro ep. HAUHDUIHAUS Nossa, eu sou difícil de gostar de séries novas, gosto da mesmice, mas dessa gostei mesmo, sério kk

    Eu também prefiro caixa de correio só com fotos, as vezes os videos ficam muito longos, e até um pouco chatos :/

    Agente já postou lá, quer ler? http://falleninme.blogspot.com/ desde já obrigada!
    - Mica

    ResponderExcluir
  17. Ei Raquel!

    Primeiramente, que fofo seu blog! Não sabia que você tinha um, hoje cliquei no seu nome lá nos comentários do blog e fui redirecionada para cá *o* ADORO seus comentários lá no blog, muito mesmo <3
    Com relação à série, eu já tinha visto o nomezinho dela no site onde baixo as séries, mas nunca cliquei para ver sobre o que era. Realmente é muito interessante.
    História complicada essa de trocar recém nascidos...acho que se fosse comigo eu não iria querer morar com meus verdadeiros pais. Porque acredito que pais mesmo são os que nos criam e nos amam mais que tudo.
    Caramba, os atores são surdos mesmo? Acho que é interessante porque acaba tornando tudo mais real né!
    Eu também não sabia que os sinais eram diferentes dependendo da localidade '-' Meu Deus, já é difícil a comunicação, eles poderiam facilitar a vida né?!
    Vou baixar o Pilot da série agora mesmo ;)

    Bjoos'
    Lets

    ResponderExcluir
  18. AH! Acho que o livro nao vai dar medo mesmo, como a autora disse, acho que só vai ser mais cruel. To muito ansiosa pra ler essa versão, ai eu posto resenha lá, mas ainda nem foi lançado, eu não li tooooda a série Gossip Girl, só li até metade do 3º acho, quero comprar a série completa pra ler certinho.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  19. Cara, adorei, muito bom! Com certeza vou baixar, só preciso terminar minhas séries antes, ainda bem que estou no fim

    @littlepistols
    http://portifoliodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário