O Encontro, Richard Paul Evans

30 de junho de 2012

Título: O Encontro 
Autor: Richard Paul Evans
Editora: Lua de Papel
Número de páginas: 234


Alan Christoffersen é um jovem publicitário bem-sucedido, comanda sua própria empresa, ao lado do sócio, e é loucamente apaixonado por sua esposa, McKale. Sua vida parece perfeita até que ocorre um terrível acidente enquanto ela montava à cavalo. Alan larga tudo para acompanhar o tratamento da esposa, momento em que Kyle, seu sócio, aproveita para roubar todo o dinheiro da empresa. Então McKale morre. Arrasado, sem a mulher que amava e traído pelo sócio ele se vê sufocado naquele lugar. Então sai de casa sem rumo, com uma mochila nas costas, e inicia uma longa caminhada em direção ao sul. Era uma busca por respostas e um tempo para tentar pensar o que fazer. Durante o caminho ele faz descobertas impressionantes sobre seus sentimentos, conhece pessoas incríveis e vislumbra novamente um sentido para a sua vida. Ele encontra dentro dele algo que jamais lhe poderia ser tirado novamente.


Quando li a sinopse desse livo não consegui não escolhê-lo, ainda mais quando li ser indicado para quem gosta dos romances do Nicholas Sparks. Tudo bem, é mentira, eu fiquei em dúvida entre ele e o livro "O ladrão de olhos", mas justamente por lembrar Nicholas Sparks, acabei por escolher "O Encontro".
Só não sei porque mudaram o nome na tradução e não gostei muito da mudança.

Uma informação que pode desanimar aos cansados de séries e trilogias, é o fato do livro fazer parte de uma série de quatro livros. Eu fiquei traumatizada com séries desde que comecei a ler a série Gossip Girl, a qual não terminei até hoje devido ao desanimo depois de tanto esperar o lançamento de cada um dos mil livros.

Alan Christoffersen escreve em diários desde criança e me identifiquei imediatamente, pois apesar de nunca ter conseguido escrever com frequência em um, acho legal a ideia de poder lembrar de coisas que fiz, senti ou pensei e que no momento nem pareciam tão importantes (por isso achei o máximo quando descobri o que era um blog quando tinha 11 anos heheh).
A cada começo de capítulo há uma parte do diário de Alan, o que me fez lembrar muito do outro livro que li do mesmo autor, o livro "A Promessa". Não só isso, mas a capa, a fonte utilizada no título e a lombada também fazem lembrar. Apesar das semelhanças, os livros não tem ligação.
Senti falta de um número indicando que esse é o primeiro livro da série. Pode parecer bobagem, mas eu nunca sei qual livro é o primeiro, segundo, (...), último, se eles não tiverem numeração.

Achei o início do livro muito corrido e a parte que eu temia aconteceu num piscar de olhos e apesar de ter me emocionado, acredito que eu teria ficado ainda mais triste se tivesse conhecido um pouco mais da McKale. Depois os capítulos passam a ser mais extensos.
Em meio ao desespero e a falta de dinheiro, Alan decide começar uma caminhada, com um destino definido, conhecendo diversos lugares e pessoas. Na hora eu lembrei do personagem Logan Thibault, do livro Um homem de sorte, que eu terminei de ler há alguns dias. Ao menos nem tudo dá certo para Alan durante sua caminhada, como foi com o Logan. Isso parece menos forçado, apesar do personagem conseguir andar 50km por dia. Ou eu sou muito perdida e sedentária, ou os autores realmente exageraram.

Vai parecer incoerente, afinal, eu falei que lembrei de Um homem de sorte durante a leitura e embora tenha me emocionado, chorado e torcido para que as coisas dessem certo, foi de um jeito diferente do que estou habituada quando leio um livro do Nicholas Sparks. Achei O Encontro menos apelativo e gostei muito.

O autor possui uma página no facebook e lá há diversas fotos referentes ao livro. Caso queiram dar uma olhada: The Walk


dica de promoção: acabei de ver (1 de julho) no site submarino mais uma promoção, 3 livros por R$30 e frete grátis. Alguns livros disponíveis na promoção: O Encontro, A Promessa, Água para elefantes, Tamanho 42 não é gorda, Querido John, A última música, Noites de tormenta, Alguns livros da série O diário da princesa, entre outros.


21 comentários:

  1. Peguei esse livro pelo mesmo motivo que você e nossas resenhas sairam praticamente juntas kkkkk Senti falta nesse livro de momentos que me tirassem o fôlego. Gostei muito da narrativa, apesar de concordar com você que foi bem corrida. O bom da série é que mesmo tendo quatro livros, eles são independentes (pelo menos foi o que li em algum lugar ><') Enfim, parabéns pela resenha, gostei muito ^^'

    Beijos
    @EntreLeP / @PollyanaCampos
    http://entrelivrosepersonagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha gostei muito, eu gosto de que a história seja um tanto corrida, não gosto de enrolação.
    Quero muito ler o livro, quem sabe mais pra frente ^^
    Ah! E lembra muito Nicholas Sparks ^^
    Beijos
    Bruna
    Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu achei uma leitura tão agradável, mesmo. Me apaixonei pela narrativa do autor, mesmo que alguns capítulos tenham sido bem pequenos mesmo. Acho que ele não deu tanta ênfase na morte da McKale para o livro não ficar sobrecarregado demais. E eu gostei disso!
    Também não gostei do nome que botaram no Brasil, mas fazer o que.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  4. Oi, Raquel!
    A capa tem cara de livro do Nicholas Sparks, já tava achando que era dele haha. Tem uma história que é provável que eu goste :D Adorei a promoção! Mas me proibi de comprar livro, pois tenho muitos para ler :/
    Então, eu moro em Salvador, o frete chega a ser quase 9 reais e termina não compensando. Porque é uma diferença muito pequena entre o preço da loja física para a virtual, aí acabo optando pela física. Afinal de contas, não vou precisar esperar a entrega e não corro o risco de ter um livro danificado. Mas essa promoção que você postou, foi tudo de bom haha.

    Beijo,
    Bianca - www.epilogosefinais.co.cc

    ResponderExcluir
  5. Já li um outro livro do Richard, A Promessa e não achei parecido com os livros que o Nicholas escreve.
    Adorei A Promessa e estou decidida a ler qualquer outro livro do Richard que for lançado por aqui. Esse livro é parte de uma trilogia e só por isso ainda não me animei a comprar. As vezes temos que esperar tanto pelo lançamento dos demais livros que até desanima, mas eu vou comprar só que não agora.
    Como assim ele parece com "Um homem de sorte", esse foi um dos poucos livros do Nicholas que eu não curti mesmo. Tomara que eu não ache a mesma coisa.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caline, a história de O encontro e Um homem de sorte não tem nada a ver, me lembrei do livro do Nicholas Sparks porque o Logan também fez uma longa caminhada até encontrar Beth, já o Alan faz uma caminhada com um destino definido com um propósito totalmente diferente. Achei um pouco exagerado os personagens conseguirem andar tanto, mas pelo menos a caminhada de Alan foi um pouco mais real, diferentemente da de Logan que foi mil maravilhas o tempo todo.
      Olha, eu já estava em dúvida quanto a ser uma série ou trilogia, vou pesquisar novamente para ter certeza.
      Também não achei muito parecido com os livros do Nicholas Sparks.

      Excluir
  6. Oi Raquel, tudo bem?
    Já li algumas resenhas com relação a esse livro, e minha vontade de lê-lo só aumenta, parece ser emocionante. Já está na minha lista, e você não foi a única a reclamar do titulo em português. Às vezes acho que as editoras poderiam ser mais fieis aos títulos originais.



    Menina, obriga pelo comentário, só não coloquei as fotos porque: 1 Eu ainda não sou lá essas coisas com as configurações do blog, sempre apanho quando é pra colocar as fotos, e lá no blog tem uma pagina de leitura, com a lista dos livros que li em cada mês mas no balanço anual vou colocar fotinhas, pode deixar. rsrsrs
    Ha, e com relação as americanas, não compro no site não, porque não tem muita diferença sabe, compro na loja física mesmo, os livros lá são bem mais baratos do que nas livrarias, difícil só encontrar uma loja em que os clientes não tenho estragado os livros ¬¬'. Com relação ao livro de 80 reais, é porque ele é importado, já ouviu falar na trilogia Sevenwaters? É uma das minhas trilogias favoritas, simplesmente perfeita sabe, e já li os dois primeiros umas 10 vezes cada rsrs, valeria muito a pena pagar o valor, porque quero muito os livros, mas acho que vou esperar um pouco.
    Bjus flor,
    Amanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel, claro que pode fazer algo parecido :), gosto de colocar daquela forma porque consigo visualizar melhor o que eu li, e se estou cumprindo direitinho meu projeto de leitura anual.
      Ha, meu email mandy.almeida89@gmail.com , eu nunca consigo configurar direito essas imagens, sempre ficam esquisitas no post.

      Excluir
  7. Oi Raquel, eu acabei de comprar esse livro em uma promoção do Submarino que achei ele a R$10,00 ;D
    Já li em outras resenhas essa comparação com os livros do Nicholas, mas também que era menos apelativo. Eu acho que vou gostar disso também, tomara que eu consiga ler esse livro logo, já que tenho tanta coisa para ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Também acho que Nicholas Sparks apela um pouco para que seja dramático, ou que a gente chore rios de lágrimas, rs... adoro, mas as vezes cansa só de pensar em ler (shame on me!). Não tenho um grande interesse no livro, mas se caísse no meu colo para ler, com certeza leria!

    Beijos, Milena.
    Livros na Cabeça

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    É a segunda vez que leio sobre este livro e é a segunda com pontos positivos. Mas apesar disso eu não sei se leria logo de cara, porque tenho um pé atrás com livros do tipo, todos me parecem tão semelhantes (a começar pelas capas). O que falta mesmo é que eu dê uma chance a eles para ver se mudo de opinião.

    Bjins

    www.dicasoutravessuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Acho que não leria esse livro.
    Não curto qndo algum personagem morre, o outro fica solitário... não é bem o meu estilo pq fico mal xP
    Adorei a capa, super linda.
    Nova Resenha - Branca de Neve e o Caçador. Passa lá!
    manuscritodecabeceira.blogspot.com
    Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Esse negocio de morte não me agrada
    Mas ultimamente ando resenhas tão boas desse livro, que acho que deve valer a pena
    Se emocionar um pouco não faz mal

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Raquel, esse seu comentário aí foi para mim... HAHAHAH. Não, sério, ultimamente tenho evitado sagas... a maioria são 'eternas' e essa espera toda me mata, além de me deixar falida literalmente falando. O fato é que mesmo desviando e correndo eu não consigo me desligar delas... só não preciso de mais, pelo menos por enquanto.
    Embora eu ache super interessante o que o enredo dessa série possui (e a prova disso é o sucesso que O ENCONTRO tem na blogosfera) ele não é opção de leitura para mim no momento. Mas não duvido da qualidade do enredo, bem como na emoção e pensamentos reflexivos que ele é capaz de proporcionar (e isso são coisas que adoro)... quem sabe um dia?

    Adorei sua resenha... gosto muito da forma como você escreve. :)

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Ops, esqueci de responder o que você me perguntou... então, eu moro na capital de Sergipe (conhecido também como fim do mundo -qqqq). Hahahah, mas Aracaju é uma cidade muito bonita, apesar de pequena. Gosto daqui... só é uma pena que não ocorram muitos eventos literários por esses lados. Eu ia adorar! :*

    ResponderExcluir
  14. Já tinha lido uma outra resenha sobre esse livro, fiquei muito interessada nele, amo romances que nos emocionam, mexem com a gente de uma certa forma, como mexeu com você <3

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  15. Ai que livro lindo, eu quero muito ler. Atualmente eu tenho uma agenda e escrevo todos os dias nela, então é mesmo como um diário e acho que seria muito interessante uma leitura como essa. Eu nunca levei diários a sério, é a primeira vez que consigo fazer isso e vai completar um ano que escrevo em todos os dias. É ótimo :)

    Eu amo os seus comentários \o/

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  16. Hey
    Acho a capa desse livro super fofa
    Vi numa promo do submarino deu vontade de comprar.. só vontade mesmo hahahaha

    Mas nem imaginava que era série, não tem cara gente O.o

    Adorei a resenha =)

    beijos e uma ótima terça
    NANA - OBSESSION VALLEY

    ResponderExcluir
  17. Adorei a resenha. Muito fofa a capa. E estou prevendo que irei chorar lendo esse livro, parece ser muito lindo o inicio.
    Xxx

    ResponderExcluir
  18. Eu ameeeeeeeeei seu comentário no post sobre ler lá no blog. E sim... tem que desconfiar até do namorado não querer ler mesmo. UAHSUUHAHUSUHA O meu namorado já assume que tem preguiça, mas ele gosta muito de ler sobre coisas que interessem a ele. História, Astronomia e etc... por isso já dei livros pra ele que ele começou a ler e vai lendo aos poucos o que pra mim conta, já que todo dia ele está lendo os blogs relacionados a esses assuntos que ele gosta. Acho que é exatamente isso que as pessoas tem que perceber, não precisa ler um livro. Um artigo, um postzinho por dia já tá de bom tamanho.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  19. Ei Raquel!

    Nossa, que lindo. Fiquei com muita vontade de ler, achei ele por um preço lindo no Walmart *-* HUSUHAUHS Já estou imprimindo o boleto, quero pra ontem!
    Adorei sua resenha!

    Bjoos'
    Lets

    ResponderExcluir

Postar um comentário