Adormecida, Anna Sheehan

28 de setembro de 2012

Título: Adormecida
Título original: A long, long sleep
Autor: Anna Sheehan
Editora: Lua de Papel
Número de páginas: 272


Rose Fitzroy esteve dormindo profundamente por décadas. Imersa num sono induzido, esquecida em um porão por mais de 60 anos, a jovem foi tratada como desaparecida enquanto os anos sombrios pairavam sobre o mundo. Despertada como por encanto e descobrindo-se herdeira de uma corporação multimilionária, Rose vai entendendo pouco a pouco, tudo o que aconteceu em sua ausência.
Ela descobre que seus pais estão mortos. O rapaz por quem era apaixonada não é mais que uma mera lembrança. A Terra se tornou um lugar estranho e perigoso, especialmente para ela, que terá de assumir seu lugar à frente dos negócios.
Desejando adaptar-se à nova realidade, Rose só consegue confiar numa única pessoa estranhamente familiar. Rose até gostaria de deixar o passado para trás, no entanto, ao pressentir o perigo, percebe que precisa enfrentá-lo - ou não haverá futuro


Logo que vi a capa de Adormecida senti vontade de ler o livro e dessa vez resolvi ler a sinopse, o que só fez com que minha curiosidade aumentasse. Me surpreendi logo no começo da leitura, pois a história é completamente diferente do que eu havia imaginado, pois o livro não é uma releitura de Bela Adormecida, que aliás é um dos contos de fada que eu mais gosto.

Sei que vai parecer estranho falar isso, mas a verdade é que ainda não cheguei a conclusão se gostei ou não. Esperava bem mais do livro, desde os motivos para a Rose ter ficado mais de 60 anos em estase química e também em relação aos personagens.
No começo até gostei deles, depois não conseguia ler sem pensar "Quanto exagero" ou coisas do gênero. Claro que é muita loucura ficar "dormindo" por mais de 60 anos e abrir os olhos e descobrir que todos que você conheceu não estão mais ali, mas eu teria curiosidade para descobrir exatamente o que aconteceu com elas e também iria querer entender como simplesmente fui esquecida dentro de um tubo.
Acontece que a Rose é tão bobinha que simplesmente não quer saber e nem pensar no assunto. No decorrer do livro entendi o motivo da Rose ser do jeito que é e cheguei a sentir pena, mas ainda assim a personagem não me conquistou realmente. Quanto ao Bren - o garoto que encontrou a Rose no depoósito -, fiquei com a sensação de que havia dois dele na história, pois no começo do livro as ações dele eram completamente diferentes da do Bren do final e a mudança foi repentina. Não posso deixar de mencionar o Xavier, pois o amor dele e de Rose é lindo e triste e inclusive cheguei a derramar algumas lágrimas quando a Rose contou toda a história do casal. No livro também conhecemos Otto, um jovem que não é exatamente humano, ele foi um dos experimentos da Unicorp, em que combinaram DNA humano com micróbios alienígenas e foi o personagem que mais gostei, as conversas dele com a Rose são fofas e achei legal a ênfase dada no fato de que conversar por programas do estilo "MSN" era totalmente antiquado para a época deles.
Depois de conhecer um personagem desses, fiquei imaginando mil e um motivos para os pais da Rose a colocarem em estase várias vezes e por tanto tempo e quando descobri o que realmente aconteceu fiquei decepcionada.

O livro me fez pensar muito na questão do escapismo, poder parar a vida a hora que eu quiser e pelo tempo que eu quiser, isso seria realmente ótimo para fugir dos problemas nos momentos difíceis, mas ao mesmo tempo fiquei me perguntando quem iria querer fazer isso? Porque por mais que você não envelheça enquanto está em estase, as outras pessoas sim e ver o bebê que você conheceu com a mesma idade que você pode ser assustador, não? Entretanto era normal para Rose e sua família, ou melhor dizendo, seus pais a induziram a pensar que era normal.
O que realmente deixou a desejar foi o motivo para ninguém ter a tirado da estase e também por ninguém ter visto o tubo no porão por tanto tempo. Acredito que eu teria sentido raiva de qualquer forma, mas eu esperava um motivo mais emocionante. Outra coisa que me incomodou foi a Rose escapando da morte várias vezes, haja sorte. No fim a autora ainda dá a entender que há mais coisa para ser descoberta, ou seja, mais livros. Às vezes séries e trilogias me cansam.

Não encontrei informações a respeito da continuação, é só achismo mesmo.


Outras capas



24 comentários:

  1. Então, é, tenho que te dar uma notícia, tem continuação.
    Ah, eu fiquei um pouco decepcionada por que esperava mais da história, mas pelo que você disse talvez eu não vá gostar tanto assim, mais eu quero ler, por que fiquei curiosa. E essa curiosidade mata.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    Poxa achei a capa e a sinopse muito boas, mas sua resenha me desestimulou e mais ainda sabendo que é série, trilogia ou sei lá o que srsrrs Tô com preguiça de continuações...
    amiga bom final de semana!
    Bjosssss

    ResponderExcluir
  3. Ei Raquel!

    A capa e a sinopse também me conquistaram, fiquei doente para ler Adormecida. Mas se tem um final sem graça, um motivo sem graça...ah, já perco um pouco da vontade. Adoro quando os livros me surpreendem e me fazem gostar do real motivo para tudo ter acontecido.
    Então, sei lá, talvez eu leia, mas talvez não. Quem sabe se eu achar ele em uma promoção qualquer dia desses? hahahaha

    Bjoos'
    Lets

    ResponderExcluir
  4. Oi Raquel!
    Eu achava que este livro era muito bom, mas lendo sua resenha desisti de ler no momento, tive a sensação de que é uma história confusa e sem esclarecimentos sobre os acontecimentos, gosto quando tudo é bem ambientado e mesmo que demore, esclarecido.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Oiii!
    Eu amei essa capa, e apesar de sua resenha ter tirado muito da minha vontade de lê-lo, rs, ainda penso em comprar sabe? Quero mesmo conferir.
    Achei a capa encantadora.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Lendo a sinopse, também poderia jurar que é uma releitura da Bela Adormecida!
    Enfim, a premissa é MUITO interessante! É uma pena que esses errinhos tenham tirado um pouco da qualidade do livro...

    ResponderExcluir
  7. Raquel, adoro suas resenhas e a forma como você 'dialoga' conosco. Adormecida está na minha wishlist... realmente sua capa e sinopse sabem como chamar a atenção. Uma pena o livro ter te decepcionado em alguns aspectos. Acabo de ver que, ao que parece, terá mesmo uma continuação... assim como você acho que chega uma hora que isso cansa. A grande maioria dos enredos são assim, e sinto falta de livros únicos que nos ofertem uma história original e de tirar o fôlego. :\

    Mesmo após tantos argumentos, ainda vou ler esse livro na melhor das oportunidades. Quero poder conferi-lo e tirar minhas próprias conclusões, porém... depois disso tudo não é mais uma prioridade na minha lista de leitura. :\

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. A capa é maravilhosa. Adorei a resenha, e sei bem como é não saber se gosta ou não do livro! Fiquei com vontade de ler para tirar as minhas conclusões

    ResponderExcluir
  9. A capa chama muito a atenção e a sinopse também.
    tenho essa coisa de esperar muito do livro e não ser o que queria, é muito chato.
    Resenha - Assassinato na Casa do Pastor - Agatha Christie
    Passa lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah... não conhecia esse livro.
      Sempre que venho aqui tem um livro novo. ^^

      Excluir
  10. Ainnnn...Tava querendo ler esse livro.
    Apesar de ser a primeira resenha que leio :)
    Na verdade, quem me interessou foi a capa kkkk'
    Mas mesmo assim quero ler o livro e tirar minhas conclusões.
    Beijos
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  11. Oi Raquel :)

    A capa é realmente linda! Estou super curiosa para lê-lo. Sua resenha me animou ainda mais. Ah, é sempre bom saber os pontos negativos também.
    Nem me fale, eu também tento fugir de séries e trilogias, mas é tão difícil.

    Ps: Minha mãe que me fez virar fã de Jane Austen, então, a maioria dos livros são dela, outros fui eu que comprei. haha
    Quanto gostamos de algo, gostamos até demais. *-* hahahaha
    Mas enfim, leia sim. O meu preferido é Persuasão.
    E você faz muito bem, eu também fiquei um mês e pouquinho sem comprar nada.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Séries e trilogias certamente me cansam, principalmente se o primeiro livro deixou a desejar ou quando eu sinto que não tem mais história pra ser contada e o autor fica enrolando.
    Pelo título achei que fosse uma releitura da Bela Adormecida mas lendo sua resenha percebi que passa longe disso e não fiquei muito empolgada a lê-lo. Você pareceu mais decepcionada do que satisfeita com a leitura, portanto, esse vou deixar passar.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  13. Tô MUITO curiosa por esse livro e seriamente tentada a fazê-lo pular a fila de leitura em breve.

    ResponderExcluir
  14. Oi Raquel!

    Muito boa a sua resenha!
    Estou doida para ler esse livro! Estou pensando em comprá-lo logo.
    Humm, será que é série então?
    Isso, confesso, que me desanima um pouco. :s

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Eu solicitei esse mesmo livro ><'kkkkkk Acho q é a segunda ou terceira vez que solicitamos o mesmo livro, mas, ignora isso, foi um comentário a toa mesmo kkkkk
    Sobre a sua resenha, bem, ficamos com opiniões diversas sobre o livro. Eu fiz a leitura sem expectativa nenhuma e acabei me prendendo na história *-* O Otto também foi o personagem que mais me cativou e o Bren, bem, acredito que ele possa ser melhor explorado no próximo livro ^^' Outra coisa em que concordamos também, a história dela e o Xavier me arrancou algumas lágrimas também ><'

    Meu comentário ficou meio grande, por isso desculpa se coloquei muita bobagem ><" kkkkk

    Beijos
    @PollyanaCampos
    entrelivrosepersonagens.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Raquel!
    Respondendo a pergunta lá do blouinho rsrs to pensando mesmo em pedir para uma amiga fazer um novo lay, vamos ver quem sabe sai alguma coisa bem bonita rsrsrs
    bjoss bom domingo

    ResponderExcluir
  17. Eu leria, mas não me empolguei tanto com a ideia da história.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Nossa, eu não conhecia o livro
    Mas essa resenha me chamou tanta atenção e só com ela já fiquei no clima do livro
    Agora quero ler

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi Raquel!
    Não conhecia esse livro, curti a sinopse. Apesar da sua resenha, pelo jeito não te agradou muito.
    Curti a capa também, acho que vou procurar compra-lo!

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  20. Geente, que história liinda! Amo livros e filmes que tenham histórias nesse estilo, tipo: "o que aconteceu na min ha ausência?" sabe...rsrs
    Não conhecia esse livro e confesso que já me apaixonei pelas capas...todas lindas e meio misteriosas...XD

    Beeijos amore, e confira o post explicativo sobre o hiatus do meu blog!
    •My Mємσяιєѕ...•

    ResponderExcluir
  21. ahh ! Eu adorei a capa de Adormecida quero muito ler!
    Se ainda não seguiu convido-a para seguir :
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Hey
    Lembrei do Capitão América com essa história hahahaha

    Ainda não tinha lido resenha desse livro, pelo menos não lembro de ter lido..
    Gosto desse tipo de plot, pois sempre rola um suspense e a gente acompanha a história do: protagonista descobrindo tudo 'novo'.. acho interessante.

    Adorei a capa alemã (?)

    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  23. Alexandra Rita22/04/2014, 00:26

    Adorei a resenha,e a capa muito criativa,super curiosa para ler,acompanhar a história e descobrir o que acontecerá!
    Nossas as capas pelo mundo são muito chamativas.
    Nossa amiga você comprou pensando que era algo sobre a Bela Adormecida?
    Hum com inspiração nos irmãos Grimm com certeza tem mistério e pelo meio da história, olha aqui pessoal: http://portugues.free-ebooks.net/ebook/Adormecida-2

    ResponderExcluir

Postar um comentário