Do papiro ao e-book [parte 3]

6 de maio de 2012

Desde que criei o blog eu tinha vontade de escrever sobre esse tipo de coisa, pois nunca tinha visto em outro blog. Então desde fevereiro eu faço um post por mês para falar um pouco sobre o surgimento da escrita e as fases até o livro tomar a forma que o conhecemos hoje.
Foi realmente difícil fazer os posts, por diversos motivos. Tanto para encontrar conteúdo, inclusive meu computador ficou com vírus durante uma das pesquisas que fiz e foi esse o motivo para não ter todos os links de onde peguei informações do 2º post, mas principalmente escrever um assunto que não vejo em outros blogs e por essa razão eu não tinha ideia de como as pessoas reagiriam.
Só foram feitos quatro posts devido aos comentários que recebi, onde percebi que as pessoas gostaram e principalmente, aprenderam. Apesar de não ter agradecido em nenhum outro post, estava esperando especialmente este, fica aqui o meu agradecimento a todos que leem o que eu tenho a dizer e fico feliz em saber que alguma dessas coisas tenham sido útil e/ou interessante para vocês.
Esse será o último post sobre a "evolução" do livro. As três primeiras partes podem ser lidas aqui: Mais que rabiscos, Do papiro ao e-book [parte 1] e Do papiro ao e-book [parte 2].


Idade Contemporânea

Cada vez mais aparece a informação não-linear, seja por meio dos jornais ou da enciclopédia. Novas mídias acabam influenciando e relacionando-se com a indústria editoral: os registros sonoros, a fotografia e o cinema.
O acabamento dos livros sofre grandes avanços, surgindo as edições de luxo.

- Atualmente, a Bíblia é o livro mais vendido do mundo.


Livro eletrônico (e-book)

O livro deve ser composto de um grupo de páginas encadernadas e ser portável. Entretanto, mesmo não obedecendo a essas características, surgiu no final do século XX o livro eletrônico. Ainda é cedo para dizer se o livro eletrônico é um continuador do livro típico ou uma variante, mas como mídia ele vem ganhando espaço, o que de certo modo amedronta os amantes do livro típico, os bibliófilos*.
Existem livros eletrônicos disponíveis tanto para computadores de mesa quanto para computadores de mão. Uma dificuldade que o livro eletrônico encontra é que a leitura num suporte de papel é cerca de 1,2 vez mais rápida do que em um suporte eletrônico.


Eu não tenho absolutamente nada contra quem os lê e ainda menos com quem não gosta deles. Eu os leio sim, e apesar de preferir ter o livro em minhas mãos, folhear as páginas, olhar a capa e a diagramação, sentir o cheiro, ver suas páginas amarelarem ao longo dos anos, eu não dispenso um e-book. Simples, não acho que um seja pior do que o outro e sim que cada um tem seus prós e contras e principalmente, eles tem a mesma finalidade, que é o de contar uma história, conhecimentos ou experiências.
Às vezes eu leio uns comentários que mais parecem desprezo a quem lê ou gosta dos dito cujos. Oras, por que ambos não podem ser bons? Por que ter de escolher entre um deles?
Além do mais, não acredito que o livro vá deixar de existir, caso esse seja o "medo" das pessoas que não gostam de livros eletrônicos, pelo menos não por enquanto. Como eu mostrei nesses quatro posts, o livro demorou muito, foram mais de 4 mil anos, para ser do jeito que o conhecemos hoje. Não se preocupem, quando o livro for raro o bastante para ser exposto em museus, provavelmente já estaremos todos mortos.

A única coisa que falta é o bom senso, pois quem em sã consciência comprará um livro virtual pelo preço de um livro de papel? E sim, já cansei de vê-los serem vendidos por uma diferença pequena de preço. Ou talvez isso não seja falta de bom senso, mas sim o medo de perder os compradores de livros. Depois reclamam de "pirataria", mas isso já é assunto para um outro post.

Não escrevi esse post para convencer alguém a aderir aos e-books. Eu leio vários, mas ainda assim prefiro os bons e velhos livros, só gostaria que as pessoas pensassem um pouco antes de sair por aí discursando de um jeito como se um e-book fosse uma ideia estúpida e desprezível.
Se os povos antigos não tivessem dado oportunidade às novas formas de divulgar ideias, ideais e experiências, nenhum de nós leria livro algum, a não ser que alguém fosse um monge copista ou talvez um nobre.

Qual é a ideia de vocês sobre incentivar a leitura? Se resume apenas a ler livros de papel ou que as pessoas parem nem que seja um minuto de suas vidas para ler uma história?


*Eu já tinha pesquisado o que é exatamente um bibliófilo, mas não vou explicar aqui, pois ontem a Luana fez um ótimo post falando exatamente sobre isso.

Ah, em uma das pesquisas que fiz, vi uma imagem muito legal que também fala sobre a evolução do livro, mas não a coloquei aqui porque ela está em inglês e eu não tive tempo para traduzir. Então caso sinta vontade de ver, o link é este aqui: Best Colleges Online

Fonte: Wikipédia

21 comentários:

  1. Nossa, alguém que finalmente falou sobre o que andei pensando... porque os livros em ebook tem quase o mesmo preço que um livro normal? Eu não vejo como isso seja algo válido.

    Adoro esse seus posts.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  2. De um lado eu acho legal o e-book, por mais pratico, não rasga, não amassa, enfim... Mas eu particularmente não gosto, prefiro mil vezes o livro e não entendo pq o preço do e-book é quase o mesmo de um livro normal.
    Adorei o post :)
    Beijos
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  3. Muito legal o post. Gostei bastante! Bem diferente mesmo...
    Não sou muito fã do e-book, prefiro os livros :)
    Beijos

    Promoção: Escolha a capa do novo livro do autor Maurício Gomyde. Sortearemos 20 boxes com os 3 livros do autor. Participe! http://migre.me/8ZchS

    ResponderExcluir
  4. Ai que legal esse post, adorei mesmo. Tenho vontade de aderir aos e-books, claro sem substituir os livros, mas como você falou os preços são absurdos comparados aos dos livros, não dá pra gente esquecer que é uma coisa VIRTUAL, enquanto os livros são super palpáveis, o contato e interação com eles é bem maior, só que tem gente que só tem livro pra enfeite mesmo. No fim o que importa mesmo é LER.


    Beijos, Raquel ;)
    Mih - CheiroLivros.com

    ResponderExcluir
  5. Gosto de ver essa evolução
    Mas chegou em um ponto que não curto muito, não gosto de e-books
    Leio quando é preciso, mas prefiro livros

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Achei suuuuuper interessante o post.
    Realmente prefiro um livro, com cheiro de livro do que um que não é tão seguro. Nem gosto da idéia de trocar.
    Promoção DUPLA lá no blog!
    manuscritodecabeceira.blogspot.com
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. isso de livro eletrônico me divide. ao mesmo tempo que acho fantástico a portabilidade desses aparelhos e o preço reduzido de seus ebooks, o cheiro dos livros 'reais' é tão bom...

    ResponderExcluir
  8. Livro eletrônico realmente é mais leve por você poder levar vários livros em um aparelho só, mas sou amante dos livros de papel e não os abandono por nada nesse mundo!

    Beijos!!
    http://livrosnacabeca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Ei Raquel!

    Bem, eu não gosto de ler e-books (porque sou cega u.u kkkkkk) porque tenho muito problema na vista, tenho que usar óculos urgentemente.
    Mas eu não tenho nada contra não. Embora eu prefira os livros físicos (a emoção de segurá-los é indescritível), existem alguns livros que eu quero ler e não os encontro em canto algum (por exemplo P.S. Eu te amo, que é um livro maravilhoso e eu li em e-book!), então acho que ler e-books é válido sim.
    Muito legal o post, gostei mesmo ;)

    Bjoos'
    Lets

    ResponderExcluir
  10. Amo que você fez todos esses posts sobre a evolução do livro, é bem interessante e original, seu blog vai ser referência para muitas outras pessoas que irão pesquisar sobre isso, tenho certeza. Mas falando sobre os e-books, já li muitos livros nesse formato também, tenho revolta com quem acha que e-books não é uma forma digna de ler alguma coisa, acho sim que eles são uma variável dos livros, tem seus prós e contras, eu ainda prefiro também os livros impressos, mas existem livros realmente caros no mercado,e sabe, nem sempre dá comprar todos que queremos, então vou em busca dos e-books, oferecidos gratuitamente para download. Sei que tem e-books a venda com quase o mesmo preço de livros impressos e também acho isso ruim, deveriam ser muito mais baratos não?! Facilitaria mais o acesso á eles.

    Enfim, gostei do post ><
    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Ah precisa agradecer não, eu que agradeço pelo conhecimento!
    Eu adorei todos eles.

    Eu sou uma alien na tecnologia atual.. não sei nem o que é esse tal de Android haha

    Gosto dos livros impressos, mas confesso que leio em e-book as vezes.
    Óbvio se eu gosto anoto, e quando puder eu compro..
    Apesar né os livros aqui são bem carinhos mesmo

    Tablet é sonho haha

    Tem umas promoções no ar, se quiser participar...
    Bom final de terça
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  12. É bom ter comentários como o seu, que vão dizendo uma coisa que leva a a outra coisa e as vezes nem precisa mesmo ser de acordo com o post. UASHUAUHSHUAHUSA Eu concordo com você. Acho que quem trai, não ama, peca e não é santo MESMO. Também abomino quem trai. UAHSUAUHSHUHUAUAS

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  13. Eu acho o e-book uma ótima forma de difundir ainda mais a leitura. Apesar de não ser adepta a este estilo de leitura, não tenho nada contra. Acho até legal. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  14. Oi (:
    Queria muito comprar um IPad e quem sabe aí começar a ler pelo aparelho, já que já leio pelo computador (apesar de pouco), mais ainda assim prefiro o meu bom e velho livro, sentir as suas páginas e sentir o seu cheiro.

    Beijos,
    Marinah | marinahgattuso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Opa, não sei se meu comentário foi, mas acho que foi pela metade, eu estava dizendo que seu comentário sobre aquele tipo de post foi um dos motivos pelos quais eu decidi fazer mais posts pessoais como aquele.

    Adoro seus comentários. Muito.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  16. Oi Raquel,
    Achei a ideia do post muito boa. Eu particularmente não gosto de ebooks, mas tb não posso dizer que um dia não vá me render a eles, por enquanto comecei a ler "O festim dos corvos" e não gostei, acabei comprando o livro mesmo, gosto do cheiro, deles na estantes rsrs
    Bjosss e estou te seguindo

    ResponderExcluir
  17. Olá!

    Não acredito que os e-books sejam algo extremamente ruim. Pelo contrário. É uma evolução enorme, que traz vários benefícios para a sociedade. O problema está em como as pessoas encaram isso, e como a geração futura lidará com a questão dos livros. E-books são um completo que chegou para revolucionar, e não algo que veio para substituir os bons e velhos livros, pois nada se comparam a eles.

    Amei seu blog, e estou seguindo.

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi amiga, tudo bem?
    O Sebo não fica em Santos, fica no centro de São Vicente (:
    Quando quiser ir, me avisa que eu vou junto HAHAH
    to precisando fazer umas comprinhas lá também.


    Beijos,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso

    ResponderExcluir
  19. Oi, Raquel!
    Não gosto de e-book, não vejo graça em não poder pegar no livro, tocar as folhas, sentir o cheiro de livro novo... Já tentei ler pelo computador e fui uma tentativa falha. Entretanto, acho que de certa forma o e-book traga algo de bom, principalmente para que adora todo tipo de tecnologia e assim, poderá ter o livro que quiser em apesar um aparelho.

    Beijos,
    Bianca - wwww.epilogosefinais.co.cc

    ResponderExcluir
  20. Hey Raquel, não faço cursinho não, fiz ano passado ainda tô pensando em voltar ou não no meio do ano :/ rs Escritores da Liberdade eu vi na TV a cabo mas não sei se foi no Telecine, mas acho que é esse sim que você comentou. Tire um tempinho pra assistir, vale a pena mesmo ;}

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  21. Adorei! Para mim, livro eletrônico sempre será um problema! Não consigo me acostumar ler livros pelo pc, tablets ou o que seja...
    Bjaooo

    ResponderExcluir

Postar um comentário