Livro com cara de filme

22 de maio de 2012

Ainda não falei aqui sobre o meu horror aos livros com capas de filme, mas lembro de já ter comentado em vários blogs algo do gênero: "Não comprei esse livro porque mudaram a capa". Sei que parece horrível falar desse jeito, mas o pior é que é verdade. Não, eu não deixei de comprar absolutamente todos os livros que possuem o cartaz do filme e aliás, comprei vários, mas todos com certo desgosto.
Sei que muitos livros ainda tem a opção das duas capas, mas a maioria deixa de ser vendida logo em seguida ou tem uma grande diferença no preço, o que acho totalmente injusto.

As capas com imagem de filme não são feias, mas acho sem propósito colocar ali personagens que geralmente nada tem a ver com o livro e geralmente perde-se a "essência" do livro.
Colocar o cartaz do filme na capa de um livro é tirar a chance do leitor imaginar os personagens. Sim, eu sei que existem capas com pessoas desconhecidas e que tecnicamente também deveriam tirar a oportunidade de imaginarmos os personagens, mas isso não acontece, pelo menos não comigo.

O meu namorado insiste em dizer que é uma jogada de marketing em todos os momentos que insisto em reclamar e choramingar sobre a minha indignação, frustração, tristeza (...) por não encontrar mais os livros que eu tanto quero com as capas originais.

Alguns livros que estou enrolando para comprar devido a mudança de capa:





Os únicos livros que comprei sem pensar muito no quesito capa foram os do Nicholas Sparks, mas nem por isso gosto delas, porque né... Olhem as capas dos EUA:



ADORO os livros dele e não deixo de comprar apesar da maioria ter a capa de filme, mas convenhamos, as capas dos EUA tem muito mais a ver com os livros. Para quem já leu algum deles vai notar: os cavalos (Querido John), as tartarugas (A Última Música), a casa (Diário de uma Paixão), o farol (O Milagre), e se eu não me engano o outono (Um Amor para Recordar) e admito que não entendi essa lua cheia de Noites de Tormenta, mas ainda assim acho a capa linda e Um homem de sorte eu ainda não li e não sei sobre a roda gigante, mas também gosto bastante. Os dois últimos livros são O melhor de mim e A Escolha, que também ainda não li. Quero todos.
Ah! Eu sei que nem todos os livros do Nicholas Sparks tem capa de filme, mas só porque nem todos tem um filme baseado na história (haha) e não sei o que aconteceu para não colocarem em Diário de uma paixão e Um amor para recordar.

E vocês, gostam de livros com capas de filme?

35 comentários:

  1. Olá Raquel :) Tudo bem? Acabei de conhecer o teu blog e acho que fui uma das melhores coisas que fiz hoje.
    Eu nunca tinha visto as coisas por este lado. Mas pensando contigo eu reparei que isso de livros com capa de filme não é nada bom. Pois perde um pouco daquela magia de ter que imaginar as pergonagens se são altas, morenas e tal...Gostei muito do teu post!E vendo a comparação entre os livros antes e depois eu compraria o antes.
    Ah, eu sou maluca por Nicholas Sparks! Dos que ja li os meus preferidos são Um amor para recordar e o Diário de uma paixão.
    Estou seguindo o teu blog e convido-te a seguir o meu também, será uma honra ter-te lá. Bjos e boa semana.

    http://www.soentrenosmulheres.co.cc/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Raquel!!
    Ah, vi seu post e me lembrei que comprei um Home de Sorte com a Capa do Filme... Eu fui atrás dele na saraiva quando ganhei uma promoção e tinha que ser com a capa do filme!
    Tem uns que fica memso chato, tipo Água Para Elefantes, que muita gente diz que a capa do filme não tem nada a ver... Acho que nem sempre eles têm que mudar as capas, tipo em Eclipse: ficou igual a capa de Diários de Um Vampiro!

    Beijokas,
    Gih
    {Atualizado, comenta? http:jeito-inedito.blogspot.com}

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado, Gislaine! Inclusive vou atualizar o post e colocar as capas de Água para elefantes heheh :)

      Excluir
  3. Eu tenho esses 3 primeiros livros, e todos com a capa dos filmes
    Mas em alguns casos, como em Um dia, a capa do livro que não me da gosto
    E prefiro a capa do filme mesmo

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ai amiga, estou na mesma que você, também odeio livros com capas de filmes, mas fazer o que neh (:
    Eu ainda não sei qual vai ser a nova data do evento, to falando com eles e ainda não recebi nenhuma resposta.

    Beijos,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso

    ResponderExcluir
  5. Oi Raquel!
    Que lindo seu blog *-*
    Ah, sabe que eu até gosto das capas de filme? Acho bonitas...
    Mas concordo que as capas originais dos livros do Sparks são bem melhores!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  6. Lembrei de Querido John, com a capa do filme, em que a protagonista é loira (no filme) e dentro do livro ela é descrita como morena. Praticamente todos os livros do Nicholas Sparks tem as capas substituídas e depois não se acha mais as originais. Triste ):
    Obrigada pela visita no blog. Beijos!

    Coisas Fúteis

    ResponderExcluir
  7. aah, becky bloom... o livro é tão adorável, e o filme também - mas são tão diferentes! a insistência dos americanos de "americanizar" tudo mata tantas coisas em filmes e livros!

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Olha, eu simplesmente AMEI o seu post. Você expor muitas coisas na qual sou totalmente a favor. Primeiramente, somos duas a ter uma aversão a livros com capas de filmes. Apesar da adaptação propriamente dita, ambas são coisas diferentes... não vejo motivo para essa mudança. Outra coisa que quero confessar é que essa é a primeira vez que vejo as capas dos livros do Nicholas como elas realmente são. Sério, nunca tive a oportunidade antes. Ainda me privo de ler seus enredos por esse motivo (o único que li foi Querido John). Não aceito isso, sério. E acredito mesmo que seja jogada de marketing, mas... ah, fala sério né!? Trágico. ahauahua

    Ah, só mais uma coisa: LEIA UM DIA, PELAMOR. Você não irá se arrepender, pois a história é muito linda e original. E ignore a capa atual também. KKKKKKKK

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Tb não curto muito alguns livros que a capa vem dos filmes. alguns ficam piores do que eram antes de mudar kkkkk.
    Água para elefantes eu tenho com a capa do Robert e a Renee e as capas do Nicholas são lindas, muito mais até que das brasileiras.
    Nova resenha: Os Vampiros de Morganville - Casa Glass
    Passa lá!
    manuscritodecabeceira.blogspot.com
    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Eu não me importo muito com a capa do livro ter a ver com o filme. As capas do Nicholas brasileiras são muito mais bonitas do que as do EUA, pelo menos em minha opinião, sei lá, gosto de capas chamativas! rsrs
    Adorei o post *-* Uma capa que me chamou muito a atenção mas que ainda não tive a oportunidade de ler foi "um dia" acho a capa belíssima!

    Tem resenha nova lá no blog, te espero lá ^^
    http://escrevendomundos.blogspot.com.br/2012/05/resenha-09-dezesseis-luas.html

    ResponderExcluir
  11. Nãããão gosto!
    Me incomoda, eu acho um disparate, marketing puro para vender mais, ainda mais quando os atores são muito famosos.
    Eu tenho Querido John e Um dia, que são as únicas com o cartaz do filme. A capa de Um dia eu acho linda, adoro os atores mais preferia a outra, que eu acho mais bonita.

    Beijos,
    Juliana Pires.
    sobremimemeumundo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Sim sim, convenhamos que realmente as capas dos livros do Nicholas nos EUA é muito mais linda na estante. :// E essa capa original de Água Para Elefantes é mil vezes mais bonita que a capa do filme. Mas ei... tem alguns sites que vendem a capa antiga não vendem? Às vezes você pode até achar em algum sebo.

    Beijão. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  13. Oi Raquel..

    Passando para conhecer seu blog..
    Depende muito da capa, essa de Água para elefantes eu gosto das duas. A roda gigante e a árvore tem tudo a ver com a história. Não conhecia todas as capas originais dos livros do Sparks. Todas são relacionadas a natureza. São bonitas!Gostei do seu blog, seguindo!

    Sinta-se à vontade para me fazer uma visita ou não ^^
    Bom FDS!

    ResponderExcluir
  14. Oi Florzinha, passando pra retribuir a sua visitinha no meu blog :)

    Eu prefiro as capas originais. Lembro que na época, pra eu conseguir achar a capa do primeiro livro do Percy Jackson foi um sufoco, só tinha com a capa do filme, aí minha coleção não ia ficar legal.

    Beijinhos!

    www.chatadoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Ei Raquel!

    Ah, eu também não gosto de jeito nenhum! E é e-xa-ta-men-te pelo mesmo motivo que você! haha Porque também acho chato estamparem os rostos do personagem ali e nem me darem a chance de imaginar como eles são descritos. E, muitas vezes, os atores que interpretam os personagens nem tem as mesmas características físicas deles, e então a gente fica imaginando o personagem de uma forma "errada" :@
    Ah, não gosto mesmo u.u
    Embora a capa "de filme" dos três livros que você deu exemplo sejam muito bonitas, ainda acho chato não achá-los com a capa original. Minha coleção da Becky Bloom fica estranha sem o primeiro livro com a capa original :(
    Muito bom o post! *.*

    Bjoos'
    Lets

    ResponderExcluir
  16. Confesso que, visto pela primeira vez, as capas com foto do filme são liindas...mas realmente, quando o filme se diferencia da história do livro, deve ser meega frustrante comprar o livro com essas capas modificadas mesmo. Faz muuito sentido a tua opinião!
    Mas ainda assim eu confesso que AMOOO a capa daquele livro "Um Dia"...é tão fofa! rsrsrs

    Beeijo
    www.blogmymemories.com

    ResponderExcluir
  17. Eu tbm não curto muito livro com capa de filme, sl sempre prefiro a original (ou pelo menos nossa versão de capa) tbm acho q fica pouco espaço pra nossa imaginação!
    Mas poxa a capa de "Um Dia" do filme é linda *-* rs

    Tem resenha nova lá no blog, quer ler?
    http://falleninme.blogspot.com/ Desde já obrigada!

    -PatyScarcella

    ResponderExcluir
  18. Oi, Raquel!
    Tenho todos esses que você tá enrolando para comprar e, infelizmente, dois deles são com a capa do filme. Demorei muito para comprar Um Dia e quando comprei, já não tinha mais com a capa original. Água para Elefantes eu conheci a capa depois e achei bem mais bonita do que a atual. E, para a minha sorte, comprei Os Delírios de Consumo de Becky Bloom antes de lançarem o filme, então o meu tem a capinha lindinha e normal mesmo haha.
    O único livro do Nicholas Sparks que eu tenho e que não é capa de filme é A Escolha, que lançou agora e ainda não tem o filme, porque o resto... hahaha. E concordo que as capas americanas são bem melhores! Bem, elas costumam ser mesmo.

    Beijos,
    Bianca - www.epilogosefinais.co.cc

    ResponderExcluir
  19. Também detesto comprar livro com a capa do filme, não acho legal misturar os dois. To com você nesse quesito.

    ResponderExcluir
  20. Olha, eu não tenho muito preconceito não com livros com capas de filmes, por que mesmo o livro tendo na capa os personagens do livro no filme, ainda consigo imaginar do meu jeito como são os personagens, não sei, até acho a capa de livros com cartaz dos filmes bonitas, por exemplo, não gostei da capa original de Os delírios de consumo de Becky Bloom :/ rs A de Um dia até achei legal, mas acho tão linda a capa com o casal do filme, ALIÁS, preciso ver esse filme e você precisa ler o livro, mesmo com a capa do filme nele, sério, vale muito a pena *O* rs A de Água para elefantes, achei as duas lindas viu, mas a original, até que eu gostei mais, ainda não o li :/ rs
    E as capas dos livros do Nicholas, olhando rápido eu não tinha gostado, depois que li sobre os elementos nas capas que tem a ver com as estórias, até que achei bem melhor do que os livros com as capas de filmes. Enfim, não tenho muita preferência viu, tem livros com capas de filmes que são absurdamente mais caros do que os livros com as capas originais D: Tipo os da Jane Austen, dessa vez vou preferir os com capa original mesmo. hehe'

    Enfim, vou ler agora o primeiro livro do Nicholas, A escolha que recebi da Novo Conceito, quer dizer, agora agora não, mas em breve, vejo pessoas que amam ou odeiam esse autor, tô curiosa pra saber o que vou achar dele e da sua obra ><

    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Tem filmes que eu até gosto das capas do filme, mas depende do livro. Também tenho o mesmo incômodo que o seu e concordo com o seu namorado, realmente é uma jogada de marketing (o que mais me irrita!). Acho legal ter duas opções de capa, mas discordo plenamente da diferença de preço entre elas, afinal, eu não vou ler a capa, e sim a história que está por detrás dela.

    Beijos, Milena.
    http://livrosnacabeca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Oiii linda. Tudo bem? Passei para de dar um beijinho virtual e desejar uma boa semana.


    http://www.soentrenosmulheres.co.cc/

    ResponderExcluir
  23. Oie Raquel!

    Eu não gosto de livros com capas de filmes, por que normalmente eles não tem muito haver com o livro mesmo. As do Nicholas são as piores na minha opinião ¬¬. As originais são linda *-*

    bjus

    anereis.

    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  24. Não sou mesmo muito fã de livros com capas de filmes, porque eu acho que uma coisa são livros e outras são filmes. Não é porque são inspirados nos livros que são as histórias, nem mesmo transmitem os sentimentos no livro contidos. Mas é mais ou menos o que você falou sobre imaginar um personagem que eu ia falar.
    Apesar disso, adorei a capa de Um Dia, acho que ela é linda na capa do filme. Mas os do Nicholas realmente não têm nada a ver com as capas que fazem por aqui. Aquele livro "A escolha", que eu ainda não li, não tem cachorros na capa, e no kit da editora eles mandam marcadores e lápis com cachorros. E a edição em inglês tem um cachorro. Isso quer dizer que o livro fala sobre um cachorro e então por que não colocaram um fofo de um cachorro na capa? Entendeu? Hehe.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  25. Oie!,
    Adorei o post e sou igualzinha a vc, detesto essas capas, acho que é uma jogada de marketing e sempre fico reclamando rsrsrs
    Muito bom o post.
    Putz acho muito cafona as capas do Nicolas Sparks, com certeza se não conhecesse ele não compraria seus livros.
    bjocas

    ResponderExcluir
  26. eu tbm não gosto quando mudam a capa das livros u_u é markerting com certeza, mas é um marketing triste :/ tbm não gosto de capas "humanas" prefiro elas desenhadas o3o

    http://himi-tsu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Eu não gosto de capas de filme e sempre comentei isso pra todo mundo ouvir. Tira a personalidade do livro e tb isso que vc falou, de não podermos criar a nossa imagem de um determinado personagem, já que a capa nos influencia e muito nisso.

    Infelizmente, as editoras parecem gostar... Uma pena.

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura

    ResponderExcluir
  28. Também nao curto muito quando mudam as capas dos livros! Alguns até que ficam bonitos, mas outros... Prefiro quando mudam a capa, mas ainda deixam a venda os livros com a capa original!
    bjaoo

    http://olhosleem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Ola Raquel tudo bem?
    Sou da mesma opinião, não curti muito as capas de filmes nos livros, e deixei de comprar muitos livros por conta disso também. Quando não encontro na livraria a capa original, apelo para as lojas virtuais porque lá sempre tem.
    Ps: Também adoro os livros do Nicholas, tenho Uma carta de amor e O milagre, e o mais engraçado, as capas não tem nada a ver com as características dos personagens...
    Abraços,
    Amanda Almeida
    http://vceoqueler.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  30. Eu to rindo demais aqui
    Porque todos os 3 livros que você citou que ta enrolando.. eu tenho todos eles em capa de filme HAHA
    O da Becky é edição de bolso.

    Os do Nicholas eu gosto de algumas.. a de A escolha combinou com a brasileira..o marcador que a NC fez com cachorrinho é uma graça.

    Li por aí que O Milagre ia virar série de TV O.o

    beijos
    Nana - Obsession Valley :)

    ResponderExcluir
  31. Ah eu estou bem sim, obrigada por perguntar.
    Pelo visto não é nada de 'doença'
    só que é estranho e talvez eu precise operar ¬ ¬

    beijos
    Nana - Obsession Valley :)

    ResponderExcluir
  32. Olá!

    Não gosto quando as editoras mudam as capas para fazer o marketing do filme, prefiro mil vezes a capa original mesmo. Sei lá, para mim parece que perde o encanto. Mas é aquela coisa... é necessário fazer isso porque as pessoas associam o livro logo de cara com o filme e as chances de compra são maiores. É a vida, rs.

    Desta lista só tenho "Água para elefantes", com a primeira capa. O livro "Um dia" eu quero comprar com a original, é claro. Não sei quando isso será possível, mas UM DIA (trocadilho besta, hehe) eu compro.

    Bjins

    www.dicasoutravessuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Olá! Vi que você pos ali na lista Água para Elefantes. Pois bem, ei também não gosto de capas de filme em livros e esse, quando me interessei, fui em duas lojas (Saraiva e Americanas) e ambas encontrei com a "capa feia"! Na Saraiva até conversei com uma moça (funcionaria) que me disse que a outra capa era realmente mais bonita. Sabe o que fiz? Procurei na Estante virtual (estantevirtual.com.br , se bem q tenho certeza q você conhece) e encontrei usado em excelente estado de conservação (quase novo!).

    Esperei uns 12 dias contando o fim de semana (moro em Salvador e veio de SP) e fiquei TÃO FELIZ!
    Como pensei a 1ª capa é MARAVILHOSA mas infelizmente, depois de ver Robert e Reese na outra capa, não consegui imaginar outra cara para os personagens! Trágico.
    O livro com a primeira capa tem mais páginas também (a nova versão além de capa feia, é meio economica ¬¬ ). Bom, não sei se vc esta na duvida ainda, ou se ja comprou, mas caso ainda não tenha encontrado, te digo que vale a pena o esforço! ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já pensei nessa opção de comprar no estante virtual, mas o que sempre me impede de comprar lá é que a maioria dos livros que me interessam nunca tem foto e eu quero ver em que condições se encontra o livro, sabe? É, não confio na descrição dos vendedores! hahahah :p
      Mas acho que vou arriscar sim, com esse livro e alguns outros que eu quero também com a capa antiga, obrigada pela sugestão!

      É horrível quando não conseguimos imaginar os personagens, como são descritos no livro, depois de ver a capa e/ou assisti a adaptação. O que eu fiquei mais chateada foi com o livro Querido John, não consigo imaginar a Savannah morena de jeito nenhum e gosto tanto do livro =(

      Excluir

Postar um comentário