Queria que estivesse aqui, Pete Nelson

31 de maio de 2012

Título: Queria que estivesse aqui
Autor: Pete Nelson
Editora: Lua de Papel
Número de páginas: 256


Para Paul, a vida se tornou uma sucessão de obstáculos. Abandonado pela esposa, o pai acaba de sofrer um derrame, sua nova namorada está indecisa entre ele e outro homem e, além disso, Paul se vê obrigado a lidar com questões familiares antigas, coisas que adiou até agora, mas que finalmente terá de enfrentar.
Por outro lado, ele ainda conta com 3 sustentações em sua vida: as doses no Bay State Bar, seu novo par de tênis (que o lembra de fazer exercícios), e Stella, sua grande amiga e companheira, que lhe dá sábios conselhos, que não o julga, e lhe dá amor incondicional.




Esse foi o primeiro livro que recebi em parceria com a editora Leya/Lua de Papel. Quando chegou aqui em casa minha mãe falou "Ai que capa bonita, deve ter uma história linda, né?" e eu disse "Hum, acho que sim". Nesse momento senti um pouco de arrependimento da escolha que fiz. Deveria ter escolhido outro livro e deixado esse para outro momento.

Tenho um real problema com livros e filmes que envolvem cachorros, pois sempre mexem comigo.
Não é a primeira vez que falarei aqui, mas vou repetir, eu sou muito emotiva e realmente não é preciso de muito para me fazer chorar. Colocar um animalzinho numa história - seja ela de livro ou de filme - é certeza que meus olhos se encherão de lágrimas e dessa vez não foi diferente.
Enrolei demais para ler o livro e pensei a todo instante porque diabos o escolhi. Tenho o livro Marley e Eu há anos na minha estante e até hoje não o li e também não assisti ao filme por pura falta de coragem. Outro filme que enrolo para assistir é o Sempre ao seu lado, não gosto nem de lembrar do trailer que já me emociono.
Enfim, li "Queria que estivesse aqui" e no começo eu quase desisti por dois motivos, o primeiro é por esse mesmo que já falei acima, minha tristeza com histórias que envolvem cães e a segunda é porque eu fiquei com cara de bolinho quando comecei a leitura e percebi que o cachorro da história falava.
Mas depois de algumas páginas simplesmente achei o máximo o fato de Stella conversar com o Paul. Me fez lembrar de todas as vezes que conversei com a Belinha, minha cachorra, e ansiei por uma resposta. Seria ótimo se isso acontecesse.

Os diálogos entre os dois foi a parte que mais gostei. É perceptível na história o quanto a Stella conhece muito bem o Paul e os comentários que ela faz são ótimos. Ela deixa claro o quanto é observadora e se importa com o amigo, além de deixar claro o quanto complicamos para resolver questões simples.
Porém o livro não se resume apenas aos dois, apesar de ser por meio da conversa deles que conhecemos boa parte do passado de Paul e a atual circunstância na qual se encontra. Acompanhamos sua visita ao pai que acabou de ter um derrame e vemos como sua relação com a família não é das melhores e também conhecemos Tamsen, que é sua quase namorada, mas que vive um outro relacionamento ao mesmo tempo.

Me identifiquei muito com o Paul. Não que eu seja divorciada ou brocha, ou as duas coisas, mas aquela mania dele em achar que não merece ser feliz é uma coisa que eu faço o tempo todo. Pena que ainda não tive a epifania que ele teve e que o ajudou a superar e a resolver os problemas. De modo geral me identifiquei demais com o livro, em vários momentos eu pensei: "Nossa, eu penso isso também" ou "Poxa, eu sou assim".

Até um certo momento eu estava me sentindo inquieta, sabe quando você imagina o que vai acontecer, mas passa a maior parte do tempo torcendo para que não aconteça e a cada virada de página pensa "É agora"? Então, foi assim que me senti em boa parte do livro, sempre esperando pelo pior. Esse livro me fez chorar muito.

Uma parte importante da história é explicada por Stella e apesar de ser uma questão delicada, faz sentido.

"Existe um limite. Acima dele, a vida é boa, portanto continue vivo, porque tem saúde e atenção. Assim, tudo está bem. Mas abaixo dessa linha, a vida não é boa. Você sente dor, ou está ferindo os outros, ou não sente mais satisfação quando está com seus entes queridos, ou mesmo se sente envergonhado todo o tempo porque tem incontinência e fica mijando em si mesmo. Abaixo dessa linha, desligar da tomada é melhor do que ligar. Apenas perceba, quando chegar lá". (página 20)

Isso é uma coisa que eu falo muito, não importa quanto tempo eu viva contanto que nesse tempo eu viva bem.

Não me arrependo de ter lido o livro, me identifiquei demais com ele e pensei em todos os aspectos da minha vida, da mesma forma que é abordada a vida de Paul. Só que definitivamente não foi uma boa semana para ler o livro, pois faz mais de uma semana que a Belinha não está bem de saúde e quando penso que ela já está ficando velhinha com seus quase 10 anos me da um desespero. Não estou pronta para perdê-la. Mas afinal, quem está preparado para perder as pessoas e bichinhos que ama?

Me faz mais feliz.

30 comentários:

  1. Sei como é isso flor, tb não gosto muito de filmes com cachorros pq morro de chorar kkk.
    Vi para sempre ao seu lado e chorei soluçando alto pq é um filme que toca fundo na gente. Tb assisti marley e eu e tb chorei muito, mas nesse eu vi o quanto ele foi desejado e amado pelos donos, teve uma vida feliz. isso já me acalma um pouco rs.
    Quero muito ler esse livro e pela sua resenha me deixou ainda mais curiosa.
    Nova promoção: HADES, da Alexandra Adornetto.
    Confere lá!
    manuscritodecabeceira.blogspot.com
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Ah não, você tem que criar coragem para ler e assistir esses filmes e livros
    São tão bons!
    Eu assisti Marley e eu e amei, foi o 1° filme de animais que gostei
    E esse parece ser muito bom também

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Jamais estamos prontos para nos separamos de nossos animais ou pessoas queridas, compreendo bem o que esta passando, até hoje choro em lembrar que nunca mais verei minha gatinha, que esteve comigo durante três anos... Como também sou chorona em relação a estórias ou filmes assim (também não vejo filmes ou leio livros com animais, é como se fosse com a gente), creio que nunca teria coragem de ler esse livro, mas mesmo assim, a resenha foi muito legal, você mostrou seus sentimentos em relação ao livro e como a leitura te emocionou.

    Bjs

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Raquel tudo bem?
    Nossa, pelo que você escreveu a esse livro deve ser muito lindo e especial. sou apaixonada por cães, e confesso que sempre converso com a minha cachorrinha e ela responde, a maneira dela rsrsr.
    flor desejo melhoras pra sua amiga, se deus quiser vai ficar tudo bem, a minha tem 9 anos e também fico desesperada quando ela fica doente, mas talvez seja só o tempo, a minha sempre fica quentinha nessa época de frio.

    ps: com relação ao livro Uma carta de amor, na verdade acho que ele não foi publicado sozinho aqui no Brasil, eu tenho ele pois comprei em um sebo dois livros da coleção Reader's digest, e nele tem 4 livros, um deles é o Uma carta de amor. :D

    Abraços,
    Amanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel tudo bem?, Respondendo, os livros da coleção não são resumidos, e não fica estranho não, é até bonito sabe, tem aquele estilo de livro antigo. Eu recomendo a edição que tem Uma Carta de amor, la também tem um outro livro que já li uma 10 vezes ou mais, que se chama Mais Cedo ou mais tarde. Muito bom.
      Abraços Flor.

      Excluir
  5. Cara de bolinhooooooo... até chamei minha mãe pra ler isso, porque eu ri muito com o que você disse, realmente, eu imaginei você com um cupcake no lugar da cabeça. Sim, eu sou doida mesmo!

    Tenho visto muuuuita propaganda desse livro, mas não tinha parado pra ler nem sinopse e nem nenhuma resenha. Primeiro que ja nem li e assisti Marley e Eu porque sou muito chorona também. Agora... um livro com um cachorro que fala? PRECISO ler esse livro.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  6. Oie,
    Eu sou igualzinha a vc, baste ter um animal em livro ou filme para eu quase inundar a casa. Será que existe alguma história em que eles não sofram em algum momento? Se existe eu ainda não achei e confesso que nem procuro, se vejo que tem animais fujo correndo, rsrs
    Espero que a Belinha ainda te acompanhe muitos e muitos anos, o cachorro da minha sogra ta com 17 anos e apesar de as vezes ter que fazer umas consultinhas da firme e forte.
    bjocas e melhoras =D

    ResponderExcluir
  7. Oi Raquel!
    Eu também sou muito emotiva e não consigo ler livros tristes e ainda em que um cachorro faça parte da história. Eu quase não consegui concluir a leitura de Marley e Eu, chorei demais era muito constrangedor ler esse livro perto de algum.kkkkk
    Esse livro parece ser muito lindo, quero ler!
    Beijos.

    Rafa{Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  8. Ei Raquel!

    Ah, eu também sou muito, muito emotiva! Choro por quase nada, embora essa característica minha tenha melhorado bastante há algum tempo - agora eu só choro de vez em quando, uhu! kkkkkkkk
    Marley & Eu...AI MEU DEUS! Eu te juro, assisti ao filme SEIS vezes, e nas seis vezes me debulhei em lágrimas. E eu sempre penso "dessa vez não vou chorar porque já sei o que vai acontecer na história né? (:", mas SEMPRE choro, não adianta...
    Penso que eu choraria lendo esse livro também! Já até imagino o final fatídico dele...
    Eu tenho quase que um zoológico em casa kkkk Tenho três cães e um gatinho *o* Só quem tem animal em casa sabe o quanto dói imaginar que um dia eles vão ir embora... Minha cadela mais velha tem 14 anos, uma fofa *o*
    Muito boa a resenha ;D

    Bjoos'
    Lets

    ResponderExcluir
  9. Amiga, eu adorei a sua resenha e fiquei com vontade de ler o livro (:
    Tb me bate um desespero ao saber que meu filho tá com 10 anos e pode chegar a hora dele, tb não estou preparada pra isso (:

    Beijos,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso

    ResponderExcluir
  10. Oie...
    Tudo bom?
    Que linda a capa deste livro... *-* Muito boa sua resenha também...
    Adorei seu blog... Já estou seguindo...
    Depois dá uma passadinha no meu para conhecer... Relíquias da Lylu =D
    http://reliquiasdalylu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu também sou assim como você. Não consigo ler ou ver filmes com cachorros. Tá, eu sempre acabo vendo os filmes quando alguém insiste muito, mas sempre acabo entrando em desespero no final e não consigo me controlar. :(
    Mas poxa, eu fiquei com o coração apertado quando você disse que a sua Belinha não anda bem. :/ A minha está com 15 anos e eu não consigo suportar a ideia de que um dia ela não estará mais comigo. :(

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Passando para te responder...
      Sim, minha cachorrinha tem 15 anos e eu a ganhei do meu padrinho quando tinha 3 anos. É bem complicada essa situação, uma vez que a gente cresceu juntas, ela é uma parte de mim!
      Ai, vou parar de escrever se não vou me debulhar em lágrimas!

      Um beijo,
      Luara - Estante Vertical

      Excluir
  12. Eu li esta obra também e devo dizer que sou igual a você: muito emotiva. Não tem idéia de quanto eu chorei lendo essa obra, e as outras que você citou. Marley e eu me matou de chorar, adivinha pq?! pq eu tenho um labrador '-' E sabe porque leio esses livros?! Porque eles passam mensagens MUITO lindas. Com esse livro não foi diferente, como você, adorei os diálogos de Paul com Stella e me identifiquei muito com ele, pelos mesmos motivos que você. (nada de brocha ou coisa parecida kkkkkkk) Enfim! Amei sua resenha, parabéns!

    Beijos
    @EntreLeP / @PollyanaCampos
    http://entrelivrosepersonagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Não gosto muito de histórias com animais, acabam ficando meio melodramáticas - e, como você, choro muito fácil.
    Que linda a sua cachorrinha! Perder um bichinho é bem difícil - perdi minha cachorrinha Sol pra cinomose há dois anos - e espero que vocês ainda tenham uns bons anos juntas.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  14. Adorei a resenha...
    E não leria esse livro... pelo mais lógico motivo: odeio chorar!!! hahaha
    Também não estou preparada para me separar da minha filhota.
    É um gato, não gosto muito de cachorros, mas sei o que você sente =]

    Beijos.
    #Resenha falada.

    ResponderExcluir
  15. Eu não me atraio com histórias com cachorros, livro ou filme, gostava de ver quando criança, mas hoje não mais, exceção de Marley e eu, que vi e chorei rios, não leia/veja ele agora mesmo :X
    Já tinha visto a capa desse livro, achei linda mesmo, a estória bem interessante, fez você se identificar muito, então acho que seria uma boa leitura, mas não agora :} Aliás, tô com um livro sobre cachorros eu acho que recebi de parceria, A escolha, hm. Vou ler e ver como é ><
    Sua cachorrinha é LINDA <3 Melhoras pra ela :|

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  16. Oie Raquel ;D

    Ah! Eu ganhei Marley e Eu a uns três anos e nunca tive coragem de ler, na verdade acho que nunca vou ter... não depois de ter visto filme e ficar dois dias chorando. Tenho sérios problemas com filmes, desenhos e livros que envolvem animais.

    Eu ia solicitar este livro, mas como ando em uma fase que não quero chorar optei por outro e pelo visto fiz a coisa certa.

    Sua cachorrinha é muito fofa *-* vou torcer para que ela melhore logo =(

    bjus

    anereis.

    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  17. Oie!
    Eu prefiro mais filmes de cachorro, apesar de que sempre que um filme com um cachorro morre no final, eu fico triste, mas ainda é melhor que livro.
    Comecei a ler Marley e Eu algum tempo atrás, mas não consegui terminar. Vou pegar emprestado com uma colega.
    Ótima resenha e sua cachorrinha é lindaaa!!!

    Bjs,
    Ariane;)
    http://onedayatime.zip.net

    ResponderExcluir
  18. Oi Raquel!
    Eu também não tenho estrutura psicológica para ler livros sobre bichinhos >_< Sempre termino chorando e necessitando abraçar um bicho (no meu caso, não tenho cachorro, mas tenho 2 gatos)
    Mas gostei da sua resenha e de como você contou que o livro mexeu com seus sentimentos. Acho que isso quer dizer que o livro é muito bom, né.
    Sua Belinha é linda! Espero que ela melhore.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  19. Eu morriiiiiiii de rir com a sua história, você é cheia das situações engraçadas. UASHUAUHSHUA Sua cabeça de cupcake. UAHSUAHSAU Mas essa do filme do mega é uma pérola, você tem que contar essa história para os seus netos, tem que passar de geração em geração. Brincadeira. Mas realmente, eu ri de verdade.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  20. Já li/assisti Marley e já assisti Sempre ao Seu Lado, chorei nos dois é claro e olhe que eu não tenho nenhuma animalzinho de estimação, mesmo assim as histórias de companheirismo e lealdade desse animais por seus donos me comove demais.
    Esse livro é novidade pra mim, ainda não tinha visto nada sobre ele, mas com certeza vou querer ler.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  21. Hey
    A capa desse livro é fofa mesmo.!!
    Ah nem fala, eu fico com receio de ler também, sempre lembro do meu poddle querido que infelizmente faleceu.. novo ainda.
    Marley E Eu ainda não li apesar de ter também
    Melhoras para sua baby.

    Eu não sei se essa história de série de O Milagre é verdade, mas tinha lido por aí sim.. Nicholas ia ajudar em tudo
    enfim haha

    beijos e tenha um ótimo final de terça
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  22. Adoreii a resenha. O livro parece ser maravilhosoo demais. Olha, eu tbm amo bichinhos e quando meu coelho morreu sofri muito!
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Ola,nem sei como vim dar aqui,{os anjinhos que direcionaram]e adorei teu modo de escrever, de ser,e tudo mais......Sou uma pessoa com muito mais"vivencia" do que a tua pois até uma neta mocinha já tenho,e até hoje não posso nem ouvir falar no filme de BAMBI pois desato a chorar na hora.AMO o reino animal com todas as forças de meu coração.Li num comentário acima que alguem ainda chora a perda de sua gatinha que teria 3 aninhos,gostaria que ela soubesse que perdi a minha o ano passado com 24 aninhos{incrível né?]Atualmente só tenho a "Jessica",minha cachorrinha de 18 aninhos.Minha família é constituida em partes iguais {eu quero crer]de pessoas e animais.Já escrevi demais ,me identifiquei muito com tua personalidade e me entusiasmei.Um muito grande abraço para ti minha querida.

    ResponderExcluir
  24. Por incrível que pareça, nunca li nenhum livros relacionado a animais. Acho que prefiro livros de suspenses sobrenaturais.
    Boa resenha!
    bjaooo
    http://olhosleem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Que fofa,é shitzu?
    Eu tenho uma mais é bem pequenina.
    Nunca tinha ouvido falar desse livro.
    Eu acho tão triste livros desse gênero.Choro muito.
    Te espero no meu blog.
    Beijos
    Mariana - World of Tori Vega.

    ResponderExcluir
  26. Vi você lá nos comentários do Enquanto Escrevo um Livro e estava morrendo de curiosidade, acabei passando aqui.

    Pra começar, eu AMO³ os livros da LeYa. De longe é minha editora preferida e provavelmente a que eu tenho mais livros comprados. Achei a capa muito linda e a sinopse me chamou bastante a atenção.
    Mas aí tem um problema: o cachorro. Eu descobri que tenho um ponto fraco nas leituras, e ele é o cachorro (quando são gatos eu não me importo muito). Eu fico depressiva, choro e etc até quando o cachorro em questão está vivo e termina o livro err...vivo. Mas não adianta, eu não consigo.

    E no momento eu realmente não quero me descabelar, chorar, imitar mocinha de novela mexicana lendo livros. Vou guardar o nome pra quando eu encontrar ele na livraria eu comprar e guardar aqui em casa.

    Achei a resenha ótima, e o seu blog é bem bacana. Ainda estou passando por todas as postagens pra dar uma lida, conhecer e tal. Não se assuste se eu ressucitar postagens de vinte anos atrás com comentarios. :B

    taiyounorakuen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Só em ler a resenha já dá vontade de chorar. Sou igual a vc, histórias com animais, principalmente cães, me transformam em manteiga derretida. Sou dessas que provavelmente desviaria o carro e atropelaria uma pessoa, para salvar um cão. Se vc acha que não aguenta, realmente não deve nunca assistir Sempre Ao Seu Lado. Eu chorei, solucei tanto que fui dormir com dor de cabeça naquele dia.

    Amei sua foto com a Belinha, super linda! E bem, já sei o que me espera nessa leitura, pq eu tb solicitei pra Leya :x Está aqui na fila... OMG.

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  28. Deus, como quero ler esse livro. Também fico muito sentimental quando leio livros sobre cachorros. O único livro que me fez chorar na história, foi Marley e Eu, chorei horrores e depois não quis soltar o meu cachorro (Nick) :( Apesar do drama que é para mim, ler esse tipo de livro, ainda assim, eu adoro. Sempre imagino que algum ser humano sem alma, que mal trata animais, está lendo um livro assim e enfim mudando seus conceitos. Tenho dois dogs e vou até tatuar eles, realmente ninguém nunca está pronto para perder os bichinhos, nem imagino como está difícil para você /: Ma enfim, a belinha é lindona demais! nhac *---*

    Mi - http://CheiroLivros.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário